A paranaense Aline Rocha conseguiu o melhor resultado do Brasil na madrugada deste sábado, 12, ao terminar na décima colocação nas finais da prova de esqui cross-country de média distância, no penúltimo dia de competições dos Jogos Paralímpicos de Inverno de Pequim 2022. Entre os homens, o rondoniense Cristian Ribera conseguiu a melhor posição para o país, com o 13º melhor tempo.
A atleta de Pinhão (PR) completou o percurso de 7,5 km no feminino em 30min07s. A prova de média distância, que contou com 16 participantes na atual edição, era uma das principais de Aline Rocha, que havia conquistado a quinta colocação no Campeonato Mundial disputado em Lillehammer (Noruega), em janeiro.
“Estou feliz, foi uma prova difícil, assim como as outras. Mas acredito que fiz uma boa participação, melhorei muito de PyeongChang 2018 para cá, não caí em nenhuma prova. Gostei do meu resultado, uma honra estar aqui representando meu país mais uma vez”, afirmou Aline, recordando da 12ª colocação nos Jogos realizados na Coreia do Sul há quatro anos, quando a prova era de 5 km.
Em Pequim, a paranaense de 31 anos repetiu o feito na prova de sprint (1 km), quando também finalizou a sua participação no top 10. Foi ainda sétima colocada na prova longa (15 km), sua melhor participação em Jogos Paralímpicos de Inverno.
À frente de Aline, nesta madrugada, cinco atletas da China, que fizeram dobradinha no pódio, duas americanas, uma norueguesa e uma canadense. A chinesa Yang Hongqiong foi ouro (24min47s), a americana Oksana Masters foi prata (25min24s) e Jing Ma, também da China, foi bronze (26min22s). Foi o terceiro ouro consecutivo de Hongqiong, que desbancou a super favorita Oksana Masters, uma das maiores atletas paralímpicas de todos os tempos, dona de ouros em Jogos Paralímpicos de Inverno e de Verão em quatro modalidades.
Já na prova masculina, de 10 km, Cristian Ribera fez o tempo de 36min09s e foi o melhor brasileiro do dia. O paulista Guilherme Rocha completou o percurso em 37min23s e terminou no 18º lugar, enquanto o paraibano Robelson Lula foi o vigésimo, com 38min20s. O também paulista Wesley Santos acabou a classificação na 27ª posição ao terminar a disputa em 41min12s.
“A neve estava muito ruim, muito diferente do primeiro dia que a gente competiu aqui. O percurso é muito difícil, e venceu que foi o mais bruto, claro que tem que ter muita técnica também, mas o mais bruto foi o campeão. E foi um chinês de novo, pelo menos o italiano foi ao pódio, não deixou pódio só de chinês. Fiquei feliz porque fiz uma estratégia diferente, eu saí forte, fui morrendo aos poucos, gostei, consegui manter, na medida do possível, o ritmo, e cheguei morto de cansado”, comentou Cristian.
“Estou feliz, não satisfeito, meu treinador disse que eu fui muito bem nessa prova, prometo melhorar muito mais. Eu saí forte, tentei me manter forte, estava muito difícil a condição da neve, mas psicologicamente me mantive forte para não deixar isso atrapalhar meu desempenho”, avaliou o paulista Guilherme Rocha, estreante em Jogos Paralímpicos e segundo melhor brasileiro na prova.
O atleta Zhongwu Mao, da China, foi o vencedor da prova entre os homens, com o tempo de 29min10s, seguido pelo seu compatriota Peng Zheng, que cravou 30min08, e pelo italiano Romele Giuseppe, que completou o pódio com 31min42s.
A participação brasileira nos Jogos de Inverno se encerra na noite deste sábado, 12, na prova do revezamento misto do esqui cross-country, às 23h (de Brasília). A equipe do Brasil será formada por Aline Rocha, Cristian Ribera, Guilherme Rocha e Robelson Lula, e cada um percorrerá 2,5 km de percurso.
Esta é a terceira participação do Brasil em Jogos Paralímpicos de Inverno. Em Sochi 2014, na estreia brasileira no evento, foram dois representantes. Na cidade coreana de PyeongChang, quatro anos mais tarde, o país contou com três participantes.
Confira a programação completa dos atletas brasileiros até o fim dos Jogos Paralímpicos de Inverno Pequim 2022 e onde assistir:
Sábado, 12 de março
23h – Revezamento misto do esqui cross-country.
Ao vivo no SporTV2
Domingo, 13 de março
9h – Cerimônia de encerramento
Ao vivo no SporTV2
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)