O destaque neste sábado, 28, no Campeonato Brasileiro de Esgrima em Cadeira de Rodas, ficou mais uma vez por conta dos atletas que representarão o Brasil no Mundial da modalidade, de 7 a 12 de novembro, em Roma, na Itália. Três dos quatro integrantes da delegação sagraram-se campeões na manhã deste sábado, 28.
Alex Souza (ECP-SP) faturou o título do sabre A – justamente uma das provas que disputará em Roma. O atleta paulista foi medalhista de ouro ao superar Fábio Damasceno, da Asasepode-RS, por 15 a 12. Ele já havia levado a melhor nesta divisão na I e na II Copa Brasil, em São Paulo.
“A competição até aqui tem sido muito boa, sobretudo por terem colocado uma prova nossa em cada dia. Tive a oportunidade de ganhar as três competições do ano nas duas armas. Mais do que isso, ganhei bem, jogando bem o ano todo. Então, foi ótimo. Estamos indo para o Mundial muito bem representados”, disse Alex, que nasceu prematuro, aos sete meses, e com uma má formação congênita na perna direita.
O segundo foi o gaúcho Jovane Guissone (ADFP-PR). Após vencer a espada B na abertura da competição, ele ficou com o ouro também no florete B. Em um combate parelho, ele superou Vanderson Chaves (Asasepode-RS) por 15 a 11.
À tarde, foi a vez de Lenilson Oliveira (Adeacamp-SP) – outro representante do país em Roma – colocar uma medalha de ouro no peito. Ele venceu Clodoaldo Zafatoski (ADFP-PR) na disputa pelo ouro da categoria A da espada, por 15 a 10.
Duas provas completaram o programa deste sábado. Na espada C, André Vasconcelos (ACE-MG) superou Bruno Martins (Asasepode-RS) e ficou com o ouro. Por fim, Fabiana Soares (SCM-RJ) bateu Suelen Rodolpho (ADFP-PR) e conquistou o primeiro lugar no florete A feminino.
As disputas do Brasileiro seguem neste domingo no CT Paralímpico, quando acontecerão as disputas por equipes.
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)