Centro de Treinamento
Paralímpico Brasileiro

Rodovia dos Imigrantes KM 11,5
Vila Guarani – São Paulo
CEP 04329-000

Telefone:
(11) 4710-4000

Horário de atendimento:
9h às 18h de segunda a sexta.

Alessandro Silva conquista o terceiro ouro do Brasil no Mundial de Atletismo

Alessandro Silva conquistou na manhã desta segunda-feira, 17, a medalha de ouro no lançamento de disco F11 (para cegos totais) no Mundial de Atletismo Paralímpico, em Londres. O paulista de Santo André dominou a prova e confirmou seu favoritismo, uma vez que entrou com o status de atual campeão paralímpico da disputa. Este é o quarto dia de competições no Estádio Olímpico, que sediou os Jogos Paralímpicos de 2012. O evento se estenderá até o dia 23.  
 
O título veio no quinto lançamento de Alessandro, 32. Ele atingiu a marca de 43,32m – próximo ao recorde mundial da prova, de 44,66m, estabelecido por ele próprio no Open Internacional Loterias Caixa, em abril, em São Paulo. Em segundo lugar ficou o austríaco Bil Marinkovic (33,42m). O colombiano Angulo Belizário foi terceiro colocado, com 32,46. 
 

“Eu foco na minha prova, no meu objetivo, que era manter a média que eu venho fazendo no Brasil desde os Jogos Paralímpicos. Não meço os resultados dos meus rivais. Faltou pouco para bater o recorde mundial, mas eu fico muito feliz com mais essa conquista na minha carreira”, afirmou Alessandro, que perdeu totalmente a visão após a manifestação de uma toxoplasmose, em 2009. 
 
O paulista ainda retorna ao Estádio Olímpico no sábado, 22, penúltimo dia de provas, para o arremesso de peso. Sua principal conquista neste evento é o ouro nos Jogos Parapan-Americanos de Toronto, em 2015. A disputa em Londres será mesclada com a classe F12, que conta com atletas de baixa visão. 
 
Além dele, Mateus Evangelista avançou à final dos 200m T37 (paralisados cerebrais) com o tempo de 24s75. A marca é a terceira melhor entre os oito competidores que brigarão por medalhas nesta terça-feira, 18. Outro brasileiro classificado para a final dos 200m, porém na classe T38, é o acreano Edson Pinheiro, com o tempo de 23s45, o melhor em sua bateria.
 
Com o triunfo de Alessandro Silva, o Brasil já tem seis medalhas neste Mundial de Atletismo. São três ouros, duas pratas e um bronze. Ainda há mais uma grande oportunidade de o Brasil subir ao ponto mais alto do pódio nesta segunda-feira, 17: Daniel Martins entra como favorito, atual campeão paralímpico e recordista mundial, nos 400m da classe T20 (deficiência intelectual), a partir 15h40.
 
Confira, abaixo, o restante da participação dos brasileiros nesta segunda, 17, quarto dia do Mundial de Londres. O SporTV anuncia a transmissão das provas a partir das 15h. O perfil do CPB no Facebook também exibirá, via streaming, ao vivo, toda a programação do dia.
 
Esta é a oitava edição do Mundial de Atletismo Paralímpico. Cerca de 1.300 atletas de 100 países disputam as 213 medalhas, todas no Estádio Olímpico de Londres. Em 2015, em Doha, no Catar, o Brasil ficou com a sétima colocação no quadro geral de medalhas do evento. Foram oito medalhas de ouro, 14 de prata e mais 13 de bronze.
 
Programação dos brasileiros – segunda (17/7)* 
15h – Michel Abrahame (final do salto triplo T47) 
15h20 – Gustavo Araújo e Kesley Josué (semifinal dos 200m T13)
15h40 – Daniel Martins (final dos 400m T20) 
16h30 – Rodrigo Parreira (final dos 200m T36)
 
*Horário de Brasília 
 
Acompanhe a transmissão ao vivo pelo Facebook (facebook.com/comiteparalimpico), e a cobertura nos perfis no Twitter (@cpboficial) e no Instagram (ocpboficial)
 
Patrocínio
A equipe brasileira de paratletismo tem patrocínio das Loterias da Caixa e da Braskem.
 
Time São Paulo
Os atletas Alessandro Silva e Mateus Evangelista são integrantes do Time São Paulo, parceria entre o CPB e a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo que beneficia 56 atletas e nove atletas-guia de 10 modalidades.
 
Assessoria de imprensa do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)

PATROCINADORES

  • Toyota
  • Braskem
  • Loterias Caixa

APOIADORES

  • Ajinomoto

PARCEIROS

  • The Adecco Group
  • EY Institute
  • Cambridge
  • Estácio
  • Governo do Estado de São Paulo

FORNECEDORES

  • Max Recovery