Centro de Treinamento
Paralímpico Brasileiro

Rodovia dos Imigrantes KM 11,5
Vila Guarani – São Paulo
CEP 04329-000

Telefone:
(11) 4710-4000

Horário de atendimento:
9h às 18h de segunda a sexta.

Agafuc-RS vence AMC-MT e é hexacampeã brasileira de futebol de cegos

A equipe gaúcha Agafuc-RS conquistou o hexacampeonato brasileiro de futebol de cegos neste domingo, 17, no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo. O título veio com uma vitória por 1 a 0 diante da AMC-MT.

A final do Brasileiro 2023, que teve transmissão ao vivo do SporTV 5, foi decidida com um gol de Raimundo Nonato, a 3 minutos do fim do jogo.

Campeã neste ano, a Agafuc-RS é a equipe mais vitoriosa do futebol de cegos no Brasil desde 2011, ano em que a Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais (CBDV) assumiu a modalidade. Além do troféu de 2023, o time gaúcho também levantou a taça em 2015, 2017, 2018, 2019 e 2021.

No primeiro tempo deste domingo, o conjunto do RS tomou mais a iniciativa e teve a oportunidade de sair na frente. A 42s do fim da etapa inicial, Léo sofreu pênalti. Nonato bateu, mas o goleiro Thiago, com o joelho, fez a defesa e impediu o gol da Agafuc-RS.

Já no segundo tempo, o duelo ficou mais truncado. Praticamente na única chance que teve, Nonato, que havia desperdiçado a penalidade na primeira etapa, recebeu cara a cara com Thiago, dominou e chutou no ângulo. Golaço que valeu o título para o clube gaúcho.

A terceira colocação do Nacional ficou com a Apace-PB, campeã em 2022, que, também neste domingo, mais cedo, derrotara a Acergs-RS por 2 a 0 – ambos os gols foram de Jardiel.

O torneio reuniu 12 equipes na capital paulista desde segunda-feira, 11, até este domingo. O guia de imprensa da competição, feito pela Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais (CBDV), pode ser baixado neste link.

Os melhores atletas do Brasil e de outros países tradicionais na modalidade estiveram no Brasileiro. Da Seleção Brasileira que disputou a recente Copa do Mundo, por exemplo, oito dos dez medalhistas de bronze jogaram o Nacional: o goleiro Matheus Costa, o fixo Cássio, os alas Maicon, Tiago Paraná, Jefinho, Jonatan Felipe e Jardiel, e o pivô Nonato. Da Argentina, campeã mundial em Birmingham (ING), os atletas Froilán “Coki” Padilla, Angel Deldo, Ezequiel Fernándes, Braian Pereyra e Ignacio Oviedo também disputaram o Brasileiro. Confira a tabela completa do Nacional aqui.

Confira os resultados dos últimos jogos do Brasileiro de futebol de cegos:

Domingo, 17 de setembro
8h –
 Disputa pelo terceiro lugar: Apace-PB 2 x 0 Acergs-RS
10h – Final: Agafuc-RS 1 x 0 AMC-MT

Patrocínio
As Loterias Caixa são a patrocinadora oficial do futebol de cegos.

Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)

PATROCINADORES

  • Toyota
  • Braskem
  • Loterias Caixa

APOIADORES

  • Ajinomoto

PARCEIROS

  • The Adecco Group
  • EY Institute
  • Cambridge
  • Estácio
  • Governo do Estado de São Paulo

FORNECEDORES

  • Max Recovery