O jogo
Quando a bola rolou para o início do jogo o que se viu em quadra foi uma AGAFUC-RS disposta a ser campeã. O ímpeto dos gaúchos logo fizeram com que a equipe abrisse o placar com Tiago Paraná. Não demorou muito e Nonato ampliou o marcador com um chute colocado, tirando do goleiro Daniel.
As duas equipes voltaram para a segunda etapa e o time de Canoas não tirou o pé do acelerador. Em mais uma boa jogada de Nonato, o camisa 11 fez 3 a 0. Com o placar elástico, não seria possível o melhor do mundo passar em branco. E lance após cobrança de falta, Ricardinho mandou uma bomba no alto e marcou o quarto. A vantagem deixou os gaúchos com as duas mãos na taça, e quando jogo seguia para o fim, Nonato fez 5 a 0, e de quebra, assumiu a liderança isolada da artilharia com oito gols.
“Ter uma equipe tão qualificada como a AGAFUC-RS não é fácil. Nosso presidente batalha muito para manter um time que é a base da Seleção Brasileira. Nosso futebol está crescendo e ter uma final sendo transmitida ao vivo pelo SporTV, ainda com um jogo bem jogado, as pessoas dizendo que foi um espetáculo, é o que a gente queria. Hoje foi um jogo muito bom e isso faz a diferença pra quem está assistindo”, comemorou o craque Ricardinho.
Os gaúchos conquistaram todas as três competições que disputaram. A tríplice coroa foi garantida com os títulos da Super Copa, do Regional e da Copa Loterias Caixa. Para o ano que vem, o técnico Rafael Astrada revelou que a equipe está pronta para os próximos desafios e já renovou com os patrocinadores e os atletas campeões.
“É a competição mais importante do ano e conseguimos fechar com chave de ouro. Conseguimos a tríplice coroa, vamos continuar o trabalho, antes do campeonato já havíamos conseguido fechar com todos os patrocinadores para 2019, todos os atletas renovados com a AGAFUC-RS. E acho que hoje demos um espetáculo para o Brasil inteiro, o placar foi relevante pela atuação da equipe”, vibrou o técnico Rafael Astrada.
Bronze para Campina Grande
Na disputa da medalha de bronze, a APADEVI-PB superou a URECE-RJ nos pênaltis após empate em 1 a 1 no tempo normal. Um dos heróis da campanha foi o goleiro Matheus, eleito o melhor da posição no campeonato.
*Com informações da Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais
Assessoria de comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)