Mesmo com diversos desfalques, a AGAFUC-RS foi campeã da Regional Sul-Sudeste de Futebol de 5. Em final realizada no domingo, 4, no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, o time gaúcho reencontrou a APADV-SP, adversária da decisão de 2018 e, assim como no ano passado, faturou a taça ao vencer por 2 a 0.
Os gols da partida foram marcados por Ricardo Alves, que ainda faturou o prêmio de artilheiro da competição (12 ao todo), e Maurício Dumbo. Um pouco mais cedo, a ACERGS-RS repetiu o feito da edição anterior e terminou com a terceira colocação ao derrotar a CADEVI-SP por 1 a 0, gol de Leonardo.
Desde 2012, a AGAFUC só não reinou absoluta na região uma única vez, em 2016, quando perdeu a final justamente para a rival de São Bernardo do Campo. Este foi o sétimo título do time treinado por Rafael Astrada.
“A gente enfrentou uma grande equipe, qualificada, com jogadores de Seleção Brasileira e colombiana. Sabíamos que seria um jogo difícil, tivemos desfalques antes da competição, perdemos o Nonato e o Damião, atletas fundamentais, mas a galera se superou”, comemorou Ricardinho.
Além da dupla citada pelo melhor jogador do mundo, a delegação gaúcha ainda veio para a capital paulista desfalcada do argentino Coki Padilla, que não foi liberado pela seleção de seu país, já que esta se prepara para os Jogos Parapan-Americanos de Lima, no Peru, que começam no fim deste mês.
“A gente vem de uma caminhada de muitos anos com esse elenco. Muitos falam, mas a gente é qualificado para isso, a gente treina todo dia para chegar nesses resultados, nada cai do céu”, vibrou o goleiro Luan Golçalves.
LEIA MAIS
Regional Sul-Sudeste de futebol de 5 tem partidas decisivas nesta quinta-feira, 1º, no CT Paralímpico
Brasil dá o troco na Argentina e fatura o Campeonato das Américas de Fut 5
Sempre Ricardinho
O jogo foi equilibrado no primeiro tempo e terminou empatado sem gols, com a APADV criando as melhores chances de abrir o placar. O colombiano Jhon Hernandez, vice-artilheiro do Regional, com dez gols, deu muito trabalho a Tiago Paraná e Andre, que ficaram na contenção.
Na etapa final, porém, Ricardinho chamou a responsabilidade e desequilibrou mais uma vez. Marcou o primeiro, em rebote de tiro livre, e depois construiu o lance que resultaria no gol de Maurício Dumbo.
“Vamos comemorar um pouquinho, mas o foco a partir de terça-feira já é nos treinos, pensar em Lima, Seleção Brasileira. Nesta quarta participação no Parapan, queremos ficar com a quarta medalha de ouro”, disse o camisa 10. De 11 a 18 de agosto, o selecionado canarinho fará sua última fase de treinamento antes do embarque rumo à capital peruana.
Confira como ficaram tabela, classificação e artilharia aqui.
*Com informações da Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais (CBDV)
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)