O 18º Campeonato Brasileiro de tiro com arco terminou nesta sexta-feira, 1º, no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo. A competição, que começou na última quarta-feira, 30, reuniu 123 atletas de 21 clubes no complexo esportivo na zona sul da capital paulista.
O Cetefe-DF encerrou o evento com o título ao conquistar 11 medalhas no total. Foram seis ouros, duas pratas e três bronzes em provas individuais e por equipes. Todos os resultados estão disponíveis neste link. Demais mais informações sobre o torneio podem ser conferidas aqui.
A competição contou com quatro atletas que foram para os Jogos Paralímpicos de Paris: o cearense Eugênio Franco, o maranhense Luciano Rezende, a paranaense Juliana Cristina e o gaúcho Reinaldo Charão. A goiana Jane Karla não participou do torneio nacional em solos paulistas.
Dos arqueiros que representaram o Brasil nos Jogos e competiram no Brasileiro, Luciano foi o único atleta do Cetefe-DF e colaborou para o título da sua equipe com duas medalhas: ouro no Recurvo Masculino Open Duplas, ao lado de Thiago Pinheiro, e bronze no Recurvo Open Equipe Mista, com Idiane Costa.
Campeão parapan-americano e atleta mais velho do Brasil na última edição do evento continental, Eugênio Franco (Clube de Tiro Gun House-CE) ficou em quarto lugar na prova W1 masculina durante o Brasileiro. Já Juliana, da LA Archery-SP, conquistou o ouro na disputa feminina e nas duplas mistas da mesma classe. No Composto Masculino Open, Reinaldo subiu ao lugar mais alto do pódio pelo clube RS Paradesporto.
Outro destaque da competição foi o cabo Igor Agiani, da LA Archery-SP e cria do Programa Militar Paralímpico (PMP) do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB). Estreante no Brasileiro, o atleta saiu do evento com o ouro no Composto Masculino Open Duplas, ao lado de Daniel Moreira. Na prova individual, após se classificar na vice-liderança na qualificatória, acabou na quarta posição.
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)