A delegação paralímpica brasileira estreou na Gymnasiade, Olimpíada Internacional do Desporto Escolar, no Bahrein, com 12 pódios nesta sexta-feira, 25. Foram sete ouros, três pratas e dois bronzes.
CONFIRA A CONVOCAÇÃO COMPLETA DA DELEGAÇÃO PARALÍMPICA NA GYMNASIADE
O Brasil está representado por 28 atletas paralímpicos sub-18 na competição, divididos em três modalidades: atletismo, natação e judô. No primeiro dia de provas, apenas os judocas não entraram em ação. Eles irão para o tatame neste sábado, 26.
No atletismo, foram três ouros, uma prata e um bronze para o Brasil. As conquistas aconteceram tanto nos 100m como no arremesso de peso. Já na natação, o país faturou quatro ouros, duas pratas e mais um bronze. A lista completa, com os nomes dos atletas, as classes, disputas e cores das medalhas, está abaixo. Vale ressaltar que as provas são multiclasses e as premiações são feitas por pontuação.
Esta é a terceira edição na qual a Gymnasiade tem atletas paralímpicos. Em 2023, o país contou com 12 nadadores e conquistou 19 medalhas, sendo cinco de ouro, sete de prata e sete de bronze.
ATLETISMO
100M
Ouro
Isadora Rosa (T46)
Hentony Carvalho (T47)
Bronze
João Pedro Dantas (T11)
Arremesso de peso
Ouro
Ana Elisa Rosa (F46)
Prata
Ana Beatriz Magalhães (F20)
NATAÇÃO
50m peito
Ouro
Alessandra Oliveira (SB4)
Nicolas Silvestre (SB7)
Prata
Júlia Gaziola (SB9)
200m livre
Ouro
Laura Sanches (S14)
Kauã de Oliveira (S14)
Prata
Gabrielly Vitória (S8)
Bronze
Luciano Canavez (S7)
Patrocínio
As Loterias Caixa e a Braskem são as patrocinadoras oficiais do atletismo
As loterias Caixa são a patrocinadora oficial do judô e da natação.
Time São Paulo
A atleta Alessandra Oliveira é integrante do Time São Paulo, parceria entre o CPB e a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo, que beneficia 149 atletas.
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)