Centro de Treinamento
Paralímpico Brasileiro

Rodovia dos Imigrantes KM 11,5
Vila Guarani – São Paulo
CEP 04329-000

Telefone:
(11) 4710-4000

Horário de atendimento:
9h às 18h de segunda a sexta.

Lara Lima é bronze e estabelece recorde das Américas na abertura da Copa do Mundo de halterofilismo na Geórgia

Lara Lima (à dir.) durante cerimônia de premiação na Geórgia | Foto: Divulgação/CPB

A mineira Lara Lima quebrou o recorde das Américas da categoria até 41kg e conquistou a medalha de bronze nesta quinta-feira, 20, primeiro dia da etapa de Tbilisi da Copa do Mundo de halterofilismo. A competição é disputada na Geórgia e conta com a participação de 13 brasileiros.

Este é o último torneio internacional dos halterofilistas brasileiros antes dos Jogos Paralímpicos de Paris 2024, com início no dia 28 de agosto. Ele também oferece a última oportunidade para que os atletas assegurem sua participação no megaevento, por meio do ranking específico para a competição na capital francesa.

CONFIRA A LISTA DOS HALTEROFILISTAS CONVOCADOS

O melhor levantamento de Lara na disputa foi de 107kg. Segundo o site do Comitê Paralímpico Internacional (IPC, do inglês), o recorde das Américas atual é da própria atleta, 103kg erguidos nos Jogos Parapan-Americanos de Santiago, em 2023. Porém Lara já havia erguido 104kg em 2024, na Primeira Etapa Nacional do Circuito Loterias Caixa de halterofilismo, disputada no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, no mês de março.

A medalha de ouro na Geórgia ficou com a chinesa Zhe Cui, que ergueu 116kg, e a prata foi para a nigeriana Esther Nworgu, que suportou 112kg.

O levantamento de Lara também melhora a marca da halterofilista no ranking internacional de acesso aos Jogos de Paris e a mantém na quarta colocação. Suas adversárias na Geórgia estão logo a sua frente. Até a etapa da Copa do Mundo, Zhe Cui ocupava a segunda posição, com 115kg, e a nigeriana Esther Nworgu vinha em terceira, com 114kg. A lista era liderada pela também chinesa Lingling Guo (123kg). Nos Jogos, cada país só pode ter um atleta por categoria de peso.

Na sexta-feira, 21, três brasileiros entrarão em ação: os potiguares João Maria França (até 59kg) e Maria Rizonaide até 50kg), além do paulista Bruno Carra (até 54kg).Campeã mundial e paralímpica, a paulista Mariana D’ Andrea vai competir na segunda-feira, 24, pela categoria até 73kg. Foi nessa faixa de peso que ela subiu ao lugar mais alto do pódio nos Jogos de Tóquio.

Confira a programação e os resultados dos brasileiros:

Quinta-feira, 20 de junho
Lara Lima – até 41kg
3º lugar – 107kg

Sexta, 21 de junho
João Maria França – até 59kg
Bruno Carra – até 54kg
Maria Rizonaide – até 50kg

Sábado, 22 de junho
Ana Paula Marques – até 61kg

Domingo, 23 de junho
Ailton Souza – até 80kg
Ezequiel Côrrea – até 80kg
Evânio Silva – até 88kg
Maria de Fátima Castro – até 67kg

Segunda-feira, 24 de junho
Mariana D’Andrea – até 73kg
Caroline Alves – até 79kg

Terça-feira, 25 de junho
Tayana Medeiros – até 86kg
Mateus de Assis – até 107kg

Quarta-feira, 26 de junho
Time masculino
Time Feminino

Patrocínio
As Loterias Caixa são a patrocinadora oficial do halterofilismo.

Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível
As atletas Mariana D’Andrea, Tayana Medeiros, Mria Rizonaide e Lara Lima são integrantes do Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível, programa de patrocínio individual da Loterias Caixa que beneficia 114 atletas.

Time São Paulo
Os atletas Bruno Carra e Mariana D’Andrea são integrantes do Time São Paulo, parceria entre o CPB e a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo, que beneficia 149 atletas.

Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)

PATROCINADORES

  • Toyota
  • Braskem
  • Loterias Caixa

APOIADORES

  • Ajinomoto

PARCEIROS

  • The Adecco Group
  • EY Institute
  • Cambridge
  • Estácio
  • Governo do Estado de São Paulo

FORNECEDORES

  • Max Recovery