Centro de Treinamento
Paralímpico Brasileiro

Rodovia dos Imigrantes KM 11,5
Vila Guarani – São Paulo
CEP 04329-000

Telefone:
(11) 4710-4000

Horário de atendimento:
9h às 18h de segunda a sexta.

Brasil estreia no World Series de natação na França com sete medalhas e recorde das Américas de Gabriel Araújo

Gabriel Araújo sorri após encerrar prova | Foto: Saulo Cruz/CPB

A Seleção Brasileira de natação paralímpica estreou com sete medalhas, sendo três ouros e três pratas, entre adultos, e um ouro na categoria Júnior, nesta sexta-feira, 7, na etapa do World Series de Limoges, na França. O país, que é representado por 16 nadadores, ainda registrou um recorde das Américas, com o mineiro Gabriel Araújo.

A competição em águas francesas acontece uma semana após o país encerrar a etapa de Berlim do World Series com 20 medalhas (sete ouros, seis pratas e sete bronzes, entre adultos e juniores) e dois recordes mundiais. As duas disputas fazem parte da preparação da equipe para os Jogos Paralímpicos de Paris, com início em 28 de agosto.

Confira a lista de convocados aqui.

A nova marca continental do campeão paralímpico Gabriel Araújo, da classe S2 (limitação físico-motora), veio junto a uma medalha de ouro na prova dos 100m livre, que ele completou em 1min55s60. O recorde anterior já era dele: 1min56s61 marcados nos Jogos Parapan-Americanos de Santiago, em novembro do ano passado.

Na mesma prova, o paulista Gabriel Bandeira, da classe S14 (deficiência intelectual), conquistou a medalha de prata com 52s53.

As provas no World Series são multiclasses, ou seja, nadadores com diferentes tipos de deficiência nadam na mesma série, sendo que as classificações às finais e as medalhas são definidas por meio do Índice Técnico da Competição (ITC).

As demais medalhas de ouro vieram com a potiguar Cecília Araújo, da classe S8 (comprometimento físico-motor), na prova dos 100m livre, com o tempo de 1min06s47, e com o paulista Samuel Oliveira, da classe S5 (comprometimento físico-motor), com a marca de 32s04 nos 50m borboleta – prova em que ele é o atual campeão mundial.

O Brasil ainda obteve mais duas medalhas de prata. Uma delas veio com a mineira Patrícia Pereira, da classe S4 (comprometimento físico-motor), que completou os 50m peito em 58s52. A segunda foi conquistada pelo paulista Victor Almeida, 16, da classe S9 (comprometimento físico-motor), que nadou os 100m costas em 1min04s25. O resultado ainda deu ao jovem a medalha de ouro na categoria Júnior.

Vagas do Brasil na natação para Paris

As Seletivas da natação paralímpica brasileira para os Jogos de Paris 2024 terminaram no último dia 18, com a realização da Primeira Etapa do Circuito Nacional Paralímpico Loterias Caixa. Somando as duas competições seletivas para o megaevento na capital francesa, o Circuito e o Open Internacional, 29 atletas registraram marcas melhores do que às exigidas pelo CPB como um dos critérios de qualificação aos Jogos Paralímpicos de Paris 2024.

O Brasil tem 37 vagas na natação para Paris 2024, sendo 21 masculinas e 16 femininas. Os nadadores que irão representar o Brasil na França serão anunciados somente em convocação oficial, acontecerá fracionada entre fim de junho e início de julho.

Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível
Os atletas Gabriel Araújo, Gabriel Bandeira, Cecília Araújo, Samuel Oliveira e Patrícia Pinheiro são integrantes do Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível, programa de patrocínio individual da Loterias Caixa que beneficia 114 atletas.

Time São Paulo
Os atletas Cecília Araújo e Victor Almeida são integrantes do Time São Paulo, parceria entre o CPB e a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo, que beneficia 149 atletas.

Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)

PATROCINADORES

  • Toyota
  • Braskem
  • Loterias Caixa

APOIADORES

  • Ajinomoto

PARCEIROS

  • The Adecco Group
  • EY Institute
  • Cambridge
  • Estácio
  • Governo do Estado de São Paulo

FORNECEDORES

  • Max Recovery