Atletas que conquistaram 29 das 42 medalhas que o Brasil ganhou no Mundial de atletismo em Kobe, no Japão, quando o país teve a melhor campanha da história na competição, estarão presentes na 2ª Fase do Circuito Loterias Caixa da modalidade, que acontece neste final de semana, dias 8 e 9 de junho, no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo.
O Circuito Loterias Caixa é organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e patrocinado pelas Loterias Caixa. É um dos mais importantes eventos paralímpicos do calendário nacional. Esta edição contará com a participação de cerca de 300 esportistas em provas de pista e campo.
Atletas que conquistaram três medalhas no Mundial do Japão, como a maranhense Rayane Soares (ouro nos 200m, prata nos 100m e bronze nos 400m da classe T13 – deficiência visual) e a capixaba Lorraine Aguiar (prata nos 100m e 400m, e bronze nos 200m T12 – deficiência visual) vão competir em suas provas.
Já a potiguar Thalita Simplício, da classe T11 (deficiência visual), vai aproveitar a competição para melhorar o seu desempenho nas provas dos 100m, que não competiu em Kobe, e dos 200m, na qual levou a prata no Mundial. Além disso, ela obteve o ouro nos 400m no Japão.
“Estamos com as melhores expectativas para esta etapa do Circuito Nacional depois dos grandes resultados que tivemos em Kobe. Então, estou muito feliz com este meu momento. Vamos correr agora em provas que queremos fazer os últimos ajustes antes de Paris 2024”, explicou a atleta, que nasceu com glaucoma.
O Circuito também oferecerá uma das últimas oportunidades para que os participantes atinjam o índice de qualificação aos Jogos Paralímpicos de Paris 2024 estabelecidos pelo CPB como um dos critérios de entrada. Após a 2ª Fase Nacional, restará ainda o Desafio CPB/CBAt, que será realizado em parceria com a Confederação Brasileira de Atletismo no dia 15 de junho, também no CT. O Brasil tem até agora 40 vagas garantidas no atletismo para o megaevento, que começa em 28 de agosto.
A Primeira Fase do Circuito Loterias Caixa de atletismo foi realizada no CT em março e registrou a quebra de duas marcas internacionais. A amapaense Wanna Brito tornou-se recordista mundial do arremesso de peso da classe F32 (paralisia cerebral) ao atingir a marca de 7,85m. Já a mineira Izabela Campos quebrou o recorde das Américas no lançamento de disco da classe F11 (deficiência visual) ao atingir a distância de 40,12m.
Imprensa
Os profissionais de imprensa interessados em cobrir a 2ª etapa do Circuito Loterias Caixa de atletismo podem enviar um e-mail para imp@cpb.org.br com os seguintes dados: nome completo, RG ou CPF, veículo por qual irá cobrir o evento. No dia da competição, os profissionais deverão se identificar na sala de imprensa do local para aquisição de coletes.
Patrocínio
As Loterias Caixa e a Braskem são as patrocinadoras oficiais do atletismo.
Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível
As atletas Thalita Simplício e Lorraine Aguiar são integrantes do Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível, programa de patrocínio individual da Loterias Caixa que beneficia 114 atletas.
Time São Paulo
A atleta Rayane Soares é integrante do Time São Paulo, parceria entre o CPB e a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo, que beneficia 149 atletas.
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)