Centro de Treinamento
Paralímpico Brasileiro

Rodovia dos Imigrantes KM 11,5
Vila Guarani – São Paulo
CEP 04329-000

Telefone:
(11) 4710-4000

Horário de atendimento:
9h às 18h de segunda a sexta.

Circuito Nacional Loterias Caixa de natação começa com índice de paulista para Paris 2024

Gabriel Melone ergue o braço para celebrar índice para Paris | Foto: Marcello Zambrana/CPB

O nadador paulista Gabriel Melone, 25, nadou abaixo do índice estabelecido pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) como um dos critérios de qualificação para os Jogos Paralímpicos de Paris 2024. Na tarde desta quinta-feira, 16, o atleta completou a prova dos 50m borboleta para a classe S6 (comprometimento físico-motor) em 32s49 durante as finais da Primeira Etapa Nacional do Circuito Loterias Caixa de natação.

A competição é organizada pelo CPB, acontece no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, e vai até sábado, 18. Ela conta com 274 atletas representando clubes de 16 estados e do DF (AM, BA, CE, ES, GO, MS, MG, PA, PR, RJ, RS, RO, RR, SC, SP e SE). As finais da competição, às 17h dos três dias, terão transmissão ao vivo pelo canal de YouTube

Esta é a segunda e última Seletiva da modalidade para os Jogos Paralímpicos de Paris. A primeira foi o Open Internacional de natação, também no CT Paralímpico, de 2 a 4 de maio. À ocasião, 27 nadadores, 15 homens e 12 mulheres, conseguiram tempos melhores do que as marcas exigudas pelo CPB.

O Brasil tem 37 vagas na natação para Paris 2024, sendo 21 masculinas e 16 femininas. A definição dos representantes brasileiros terá como base os critérios de entrada estipulados pelo CPB, listados neste documento. Os nadadores que irão representar o país na França serão anunciados somente em convocação oficial, que deve acontecer entre junho e julho.

Gabriel Melone, que esteve nos Jogos de Tóquio 2020 e busca sua segunda participação no megaevento, obteve a marca durante as provas da tarde no Circuito, com um tempo dois centésimos abaixo do índice do CPB, de 32s51. Durante a manhã, o nadador já esteve perto de atingir a marca, completando a distância em 32s76.

“Estou muito feliz. Este era um grande objetivo meu e de minha comissão. Agora, até agosto é trabalhar, continuar nessa pegada que está muito boa para colher frutos bons em Paris. Para conseguir esse índice, trabalhei os detalhes. Meu treinador gravou a prova das eliminatórias e estudamos o vídeo para ver que eu estava pecando no final da prova. Tive tempo de descansar e fazer os ajustes para chegar a este resultado”, afirmou o atleta, que sofreu uma amputação nos membros superior e inferior esquerdos após um acidente de trem e representa o Praia Clube, de Minas Gerais.

Outro destaque da competição foi a carioca Lídia Cruz, da classe S4 (comprometimento físico-motor), que nadou os 50m costas em 52s81, seu melhor tempo do ano e terceiro do ranking mundial na temporada.

Lídia, representante do Vasco, do Rio de Janeiro, é uma das atletas que já bateram o índice do CPB no Open Internacional de natação, há duas semanas. Na competição do início de maio, ela nadou os mesmos 50m costas em 53s48, enquanto a marca exigida como um dos critérios de qualificação aos Jogos em sua classe é de 54s39.

“Estou muito feliz com meu tempo. Como já consegui o índice na competição passada, nadei muito mais leve. Meu objetivo é seguir nadando o melhor possível até Paris”, afirmou a atleta, que tem mielomeningocele, uma má-formação na coluna que afeta o movimento dos membros inferiores.

Nas últimas missões internacionais em que a Seleção Brasileira esteve presente – Mundiais da Ilha da Madeira, Portugal, 2022, e de Manchester, Inglaterra, 2023, além do Parapan de Santiago, 2023 -, os brasileiros alcançaram o top-5. Em águas portuguesas, o Brasil registrou sua melhor campanha em um Mundial, quando ficou na terceira posição, com 53 medalhas, sendo 19 de ouro, 10 de prata e 24 de bronze. Já em Manchester, os brasileiros ocuparam a quarta colocação, com 46 pódios (16 ouros, 11 pratas e 19 bronzes). Nos Jogos Parapan-Americanos, o país liderou o quadro de medalhas da modalidade, ao conquistar 120 medalhas – 67 ouros, 30 pratas e 23 bronzes.

Imprensa
Os profissionais de imprensa interessados em cobrir a Primeira Etapa do Circuito Loterias Caixa de natação 2024 podem enviar um e-mail para imp@cpb.org.br com os seguintes dados: nome completo, RG ou CPF, veículo por qual irá cobrir o evento. No dia da competição, os profissionais deverão se identificar na sala de imprensa do local.

Serviço
Primeira Etapa do Circuito Loterias Caixa de natação
Datas:
até 18 de maio, a partir das 9h.
Local: Centro de Treinamento Paralímpico
Endereço: Rodovia dos Imigrantes, km 11, 5, Vila Guarani – São Paulo

Patrocínio
As Loterias Caixa são a patrocinadora oficial da natação.

Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível
A atleta Lídia Cruz é integrante do Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível, programa de patrocínio individual da Loterias Caixa que beneficia 114 atletas.Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)

PATROCINADORES

  • Toyota
  • Braskem
  • Loterias Caixa

APOIADORES

  • Ajinomoto

PARCEIROS

  • The Adecco Group
  • EY Institute
  • Cambridge
  • Estácio
  • Governo do Estado de São Paulo

FORNECEDORES

  • Max Recovery