O Mundial de atletismo que acontecerá em Kobe, no Japão, a partir do dia 17 (dia 16 à noite no Brasil) até 25 de maio terá transmissão ao vivo do canal SporTV3. Ao todo, serão 46 atletas e 10 atletas-guia que vão representar o país na competição.
As provas de pista e campo, que acontecerão no estádio Kobe Universiade Memorial Stadium, começarão a ser exibidas pela emissora a partir das 21h desta quinta-feira, 16 (do Brasil). Nesta faixa de horário, vão ocorrer as primeiras disputas pela manhã (do dia 17) no Japão.
CONFIRA AQUI O GUIA DE IMPRENSA
Depois, a transmissão retornará às 5h desta sexta-feira, 17 (do Brasil) para acompanhar as provas finais realizadas à noite no Japão. Esta dinâmica de exibição está prevista para ser a mesma ao longo dos dias da competição.
No primeiro dia, vão competir atletas como o paraibano Petrúcio Ferreira e o carioca Washington Nascimento nos 100m da classe T47 (amputados de braço), o sul-mato-grossense Yeltsin Jacques e o paulista Júlio Agripino na final dos 5.000m T11 (deficiência visual), além das estreias do rondoniense Kesley Teodoro (100m T12) e do paulista Vinícius Quintino (100m T72) na petra.
Entre as mulheres, a potiguar Jardênia Felix, a paulista Zileide Cassiano e a acreana Débora Lima participam da final do salto em distância T20 (deficiência intelectual). Já a amapaense Wanna Brito e a paulista Giovanna Boscolo disputam medalha na final do lançamento de club F32 (paralisados Cerebrais).
O Mundial no Japão será realizada no mesmo ano dos Jogos Paralímpicos de Paris 2024 após o Comitê Organizador Local (LOC, na sigla em inglês) solicitar ao Comitê Paralímpico Internacional (IPC, em inglês) o adiamento do Mundial, que seria em 2021, devido à pandemia de coronavírus. Com isso, a cidade japonesa sediará o evento de atletismo no ano posterior ao Mundial de Paris 2023, quando o Brasil teve seu melhor desempenho na história em Mundiais. Foram 47 medalhas no total, sendo 14 ouros, 13 pratas e 20 bronzes.
Ao todo, o Brasil já conquistou 267 medalhas na história dos Mundiais de atletismo – sem considerar a participação do país na edição de Birmingham 1998 por falta de dados do Comitê Paralímpico Internacional (IPC, em inglês). Foram 89 ouros, 81 pratas e 97 bronzes.
Patrocínios
As Loterias Caixa e a Braskem são as patrocinadoras oficiais do atletismo
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)