A Seleção Brasileira de futebol de cegos foi superada, nos pênaltis, pela China nesta quarta-feira, 23, durante a semifinal da Copa do Mundo da modalidade, competição que está inserida nos Jogos Mundiais da Federação Internacional de Esportes para Cegos (IBSA, na sigla em inglês), em Birmingham, Inglaterra. Após o empate por 0 a 0 no tempo normal, os brasileiros perderam por 2 a0 nas penalidades. Cássio Reis e Jonatan desperdiçaram suas cobranças, enquanto a China errou apenas uma.
O Brasil ainda disputa a medalha de bronze, porém, mesmo que perca a briga pela terceira posição, já está garantido nos Jogos de Paris de 2024. Isso porque os finalistas chineses já têm vaga nos Jogos de Paris 2024 por serem campeões asiáticos. E, de acordo com regulamento da Copa do Mundo, as três melhores equipes se classificarão para o megaevento na capital francesa . Ou seja, mesmo que a Seleção encerre a Copa na quarta colocação competirá nos Jogos Paralímpicos do ano que vem.
A Seleção Brasileira estava na disputa pelo hexacampeonato mundial. A última vez em que não chegou à final foi em 2002, ano em que terminou o torneio na terceira posição. Agora, em 2023, a partida pelo bronze será contra a Colômbia, na próxima sexta-feira, 25, às 12h30 (de Brasília).
Os colombianos perderam para a Argentina, por 3 a 1, na outra semifinal. A decisão entre argentinos e chineses também será na sexta-feira, a partir das 14h30. A tabela completa pode ser vista neste link.
Em sua melhor partida neste Mundial, o Brasil dominou o tempo inteiro e criou muitas oportunidades de gol, sendo duas com Nonato em chutes que o goleiro Huanchu Xu defendeu quase à queima-roupa. A bola teimou em não entrar também nas penalidades: Cássio bateu em cima do goleiro, e Jonatan mandou uma bomba que explodiu no travessão e quicou quase em cima da linha. Os chineses foram mais eficientes e desperdiçaram apenas uma cobrança, executando as outras duas.
“Infelizmente, eles foram melhores nos pênaltis. Mas é cabeça erguida porque temos a disputa do terceiro lugar depois de amanhã e vamos buscar essa medalha. Não é da cor que a gente queria, mas para honrar o Brasil, queremos levar esse bronze para casa”, disse Cássio. Cinco vezes ganhador do torneio (2018, 2014, 2010, 2000 e 1998), o Brasil jamais ficou fora do pódio. Nas duas edições que não venceu, foi vice (2006) e terceiro colocado (2002).
*Com informações da Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais (CBDV)
Patrocínios
As Loterias Caixa são a patrocinadora oficial do futebol de cegos.
Assessoria de Imprensa do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br).