Alunos da Escola Paralímpica de Esportes, projeto gratuito do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) de iniciação esportiva para crianças e jovens com deficiência, conquistaram seis medalhas no II Etapa Nacional de badminton paralímpico, disputada no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, na última semana e que se encerrou no domingo, 30. Foram duas medalhas de ouro, duas de prata e duas de bronze.
Os dois pódios dourados do projeto do CPB foram conquistados por Vinicius de Oliveira Costa, da classe SH6 (baixa estatura), nas simples e nas duplas.
O aluno Arthur Terencio Dias, da classe WH1 (cadeira de rodas), ficou com duas medalhas de prata, nas duplas masculinas e nas duplas mistas, e uma de bronze na chave de simples.
Por fim, David Souza Lima, da SU5 (deficiência nos membros superiores), voltou da competição com uma medalha de prata nas duplas masculinas.
Também estiveram na disputa realizada no CT os alunos Matheus Augusto Almeida Quintino Soares (SH6), Maurício Silva Cardoso (SL3)e Felipe Peterli Dantas (SU5).
Em 2022, a Escolinha, como o projeto é conhecido, havia sido representada por três atletas no mesmo torneio. Na ocasião, os alunos conquistaram quatro medalhas.
Andrew Cassiano, professor de badminton paralímpico na escolinha, disse que os alunos do projeto vêm evoluindo ano a ano. “Durante a preparação, buscamos ajustar alguns pontos técnicos, principalmente, aperfeiçoar a movimentação em quadra e a preparação física. Os alunos vêm demonstrando cada vez mais vontade de estar no pódio. A vontade, sem sombra de dúvidas, é o fator principal para atingirmos voos maiores”, avaliou.
O torneio reuniu 89 atletas (25 mulheres e 64 homens), representantes de 32 clubes e oriundos de 12 estados brasileiros. Os melhores colocados somaram pontos no ranking nacional.
Escola Paralímpica de Esportes
A Escola Paralímpica de Esportes é idealizada e realizada pelo CPB e tem como objetivo promover a iniciação de crianças com deficiência física, visual e intelectual na faixa etária de 7 a 17 anos em treze modalidades paralímpicas.
São oferecidas aulas de atletismo, badminton, bocha, esgrima em cadeira de rodas, futebol de cegos, goalball, halterofilismo, judô, natação, tênis de mesa, tiro com arco, triatlo e vôlei sentado. Todas compõem o atual programa dos Jogos Paralímpicos, estabelecido pelo Comitê Paralímpico Internacional (IPC, sigla em inglês).
Os alunos são atendidos dois dias por semana, divididos em turmas às segundas e quartas-feiras e terças e quintas-feiras, em dois horários: das 14h às 15h30 e das 16h às 17h30.
As crianças recebem uniforme e lanche durante a estadia no CT Paralímpico. Também é disponibilizado transporte em locais estratégicos da Grande São Paulo. Todos os serviços são oferecidos gratuitamente. Para mais informações sobre o projeto, entrar em contato pelo e-mail: escolaparalimpica@cpb.org.br.
Patrocínios
O badminton é uma modalidade patrocinada pelas Loterias Caixa.
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)