Centro de Treinamento
Paralímpico Brasileiro

Rodovia dos Imigrantes KM 11,5
Vila Guarani – São Paulo
CEP 04329-000

Telefone:
(11) 4710-4000

Horário de atendimento:
9h às 18h de segunda a sexta.

Escola Paralímpica de Esportes fecha II Etapa Nacional de badminton com 4 medalhas

Vinícius e Arthur, centro, posam com suas medalhas na II Etapa Nacional de badminton | Foto: Divulgação/CPB
A Escola Paralímpica de Esportes do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), projeto gratuito de iniciação esportiva para crianças e jovens entre 8 e 17 anos, foi representada por três atletas na II Etapa Nacional de badminton paralímpico. Dois desses jogadores, Arthur Dias e Vinicius de Oliveira, conquistaram quatro medalhas na competição. 

O evento ocorreu entre quinta-feira, 25, e domingo, 28, e reuniu 84 jogadores (26 mulheres e 58 homens), de 28 clubes sediados em 11 estados brasileiros, no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo. 

Arthur, 16,  foi medalha de bronze na disputa de duplas masculinas pela classe WH1 (cadeirantes). Já Vinicius, 17, da classe SH6 (baixa estatura), subiu três vezes ao pódio e, em todas as oportunidades, na terceira colocação: individual, dupla masculina e dupla mista. Além das conquistas na II Etapa Nacional, ambos os atletas também acumulam medalhas em competições estaduais nesta temporada. 

Professor de badminton na Escola Paralímpica de Esportes, Andrew Cassiano afirmou que tais resultados mostram que os atletas podem alcançar excelentes resultados no Campeonato Brasileiro, marcado para outubro, também no CT Paralímpico. “Apesar da juventude, os nossos alunos têm se destacado em competições adultas. Arthur, inclusive, já até disputou torneio internacional, com vitória contra o italiano Vincenco Contemi, à época 59º do ranking mundial na classe WH1. As expectativas são muito boas”, afirmou Andrew. 

Escola Paralímpica de Esportes
A Escola é realizada pelo CPB desde 2018 e, atualmente, são oferecidas aulas em 13 modalidades: atletismo, badminton, bocha, esgrima em cadeira de rodas, futebol de cegos, goalball, halterofilismo, judô, natação, tênis de mesa, tiro com arco, triatlo e vôlei sentado. Todas compõem o atual programa dos Jogos Paralímpicos, estabelecido pelo Comitê Paralímpico Internacional (IPC, sigla em inglês). Todos os serviços são oferecidos gratuitamente.  

Os alunos são atendidos dois dias por semana, divididos em turmas às segundas e quartas-feiras e terças e quintas-feiras, em dois horários: das 14h às 15h30 e das 16h às 17h30.

As crianças recebem uniforme e lanche durante a estadia no CT Paralímpico. Também é disponibilizado transporte em locais estratégicos da Grande São Paulo. Todos os serviços são oferecidos gratuitamente.  Para mais informações sobre o projeto, entrar em contato pelo e-mail: escolaparalimpica@cpb.org.br.

FICHA DE INSCRIÇÃO

Patrocínios
O badminton é uma modalidade patrocinada pelas Loterias Caixa.
A Escola Paralímpica de Esporte conta com o patrocínio do Grupo Volvo via Lei de Incentivo ao Esporte do Governo Federal.

Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)

PATROCINADORES

  • Toyota
  • Braskem
  • Loterias Caixa

APOIADORES

  • Ajinomoto

PARCEIROS

  • The Adecco Group
  • EY Institute
  • Cambridge
  • Estácio
  • Governo do Estado de São Paulo

FORNECEDORES

  • Max Recovery