A Escola Paralímpica de Esportes é idealizada e realizada pelo CPB desde 2018. O projeto tem como objetivo promover a iniciação de crianças e adolescentes, com deficiência física, visual e intelectual, na faixa etária de 10 a 18 anos, em treze modalidades paralímpicas: atletismo, badminton, bocha, esgrima em cadeira de rodas, futebol de cegos, goalball, halterofilismo, judô, natação, tênis de mesa, tiro com arco, triatlo e vôlei sentado.
“Nesses últimos dias, fizemos treinos mais elaborados com scouting (análise de partidas), para eles terem um maior entendimento sobre as técnicas e a formação tática”, explicou Andrew Cassiano, professor de badminton na Escola Paralímpica de Esportes.
Em junho, os jovens participaram da 2ª fase do Campeonato Estadual de badminton, no Centro de Treinamento da modalidade, localizado em São Bernardo do Campo (SP).
No torneio paulista, Arthur, 16, e David, 18, conquistaram duas pratas, cada um, nas categorias simples e duplas masculinas pelas classes WH1 (para cadeirantes) e SU5 (para participantes com deficiência nos membros superiores), respectivamente. Já Vinicius, 17, foi prata na categoria simples e bronze na dupla mista.
Após essas conquistas estaduais, os alunos da Escola Paralímpica se mostraram confiantes para o Nacional. “Esse será o primeiro Campeonato Brasileiro que participo. Estou empolgado para dar o meu melhor em quadra”, comentou David.
“Estou muito confiante na minha dupla. Treinamos bastante para esse desafio”, completou Vinicius, da classe SH6 (para atletas de baixa estatura).
A terceira e última etapa do Nacional de badminton acontecerá também no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, entre os dias 6 e 9 de outubro.
Escola Paralímpica de Esportes
Os alunos são atendidos dois dias por semana, divididos em turmas às segundas e quartas-feiras e terças e quintas-feiras, em dois horários: das 14h às 15h30 e das 16h às 17h30.
As crianças recebem uniforme e lanche durante a estadia no CT Paralímpico. Também é disponibilizado transporte em locais estratégicos da Grande São Paulo. Todos os serviços são oferecidos gratuitamente. Para mais informações sobre o projeto, entrar em contato pelo e-mail: escolaparalimpica@cpb.org.br.
Patrocínios
O badminton é uma modalidade patrocinada pelas Loterias Caixa.
A Escola Paralímpica de Esporte conta com o patrocínio do Grupo Volvo via Lei de Incentivo ao Esporte do Governo Federal.
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)