Centro de Treinamento
Paralímpico Brasileiro

Rodovia dos Imigrantes KM 11,5
Vila Guarani – São Paulo
CEP 04329-000

Telefone:
(11) 4710-4000

Horário de atendimento:
9h às 18h de segunda a sexta.

Conexão Paralímpica começa nesta quarta-feira com cerimônia de abertura em Goiânia

A atleta Anna Julia Rodrigues de Souza faz juramento dos atletas durante a cerimônia de abertura do Conexão Paralímpica | Foto: Saulo CruzCPB
Nota atualizada às 21h15

O Conexão Paralímpica começou na noite desta quarta-feira, 21, com a cerimônia de abertura no auditório da Faculdade de Educação Física da Pontifícia Universidade Católica de Goias (PUC Goiás), Campus II, em Goiânia. 

Participaram da cerimônia de abertura Filipe Barboza, supervisor de Desenvolvimento Esportivo do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), Caio César Malta Moreira, Superintendente de Esporte e Lazer do Estado de Goiás, Trajano Figueiredo, Superintendente dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Secretaria Municipal dos Direitos Humanos e Políticas afirmativas na  Prefeitura de Goiânia, Willian Veloso, Presidente da Comissão dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Câmara Municipal de Goiânia, Telma Santos, Gerente de Práticas Paradesportivas e Paralímpicas da Secretaria Estadual de Esporte e Lazer de Goiáse Isaías Moreira Ferraz Junior, Coordenador do Curso de Educação Física da PUC Goiás. 

“O Comitê Paralímpico tem investido muito em dar acesso à educação física e ao esporte a todos na partir da idade correta, para que sejam cidadãos conscientes de seus direitos. Além disso, esperamos que parte deles possa representar nosso país nos Jogos Paralímpicos””, disse Filipe Barboza durante a cerimônia.

O Conexão Paralímpica, organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), acontece na capital goiana até sexta-feira, 23, com disputas de cinco modalidades (atletismo, natação, bocha, tiro com arco e tiro esportivo) em três competições simultâneas: Intercentros, Paralimpíadas Militares e Paralimpíadas Universitárias.

As provas e jogos serão realizados em três locais de Goiânia, a partir desta quinta-feira, 22, e reunirão 225 participantes de sete estados e do Distrito Federal (MS, PI, GO, AP, AC e TO).

O Intercentros é um torneio entre integrantes dos Centros de Referência do CPB e reunirá 144 inscritos, de 11 a 17 anos, na capital goiana. As Paralimpíadas Universitárias receberão 62 universitários, enquanto as Paralimpíadas Militares terão 19 competidores, entre militares e agentes de segurança

As disputas de atletismo, bocha e tiro com arco ocorrerão no Campus II da PUC Goiás. Já as de natação acontecerão no Sesi Multiparque. E, por fim, as de tiro esportivo vão ser realizadas na Liffe Academia de tiro, em Aparecida de Goiânia, Região Metropolitana.

Na solenidade de abertura, a atleta Anna Julia Rodrigues de Souza, do atletismo, representando o Centro de Referência de Goiás, realizou o juramento dos atletas. A seguir, a amapaense Wanna Brito, convocada para o Mundial de Paris, de 8 a 17 de julho e medalhista no Conexão Paralímpica em 2022 também subiu ao palco para uma mensagem de encorajamento aos demais participantes.

Em suas falas durante a noite desta quarta-feira, as autoridades estaduais e municipais presentes destacaram o interesse dos governos de seguir apoiando o Movimento Paralímpico. “Quero agradecer a todos os atletas que estão aqui hoje e ao Comitê Paralímpico Brasileiro, que tem realizado um trabalho fantástico em prol dos esportes paralímpicos. Aqui em Goiás, o paradesporto tem sido uma pauta de destaque em nossas decisões. Não medimos esforços para dar apoio ao paradesporto”, disse Caio César , representante do governo de Goiás.
  
“Sabemos que o esporte e uma ferramenta importantíssima de inclusão, a partir da qual portas são abertas.  Nós, pessoas com deficiência, ainda precisamos provar todos os dias que deficiência não é sinônimo de incapacidade. Já que nos cobram, nós podemos mostrar nosso resultado, no esporte, no estudo, em nosso trabalho”, disse o vereador William Veloso, que é cadeirante.
Em 2023, pela primeira vez, o Conexão Paralímpica passou a contar com três fases regionais e uma nacional. A primeira regional, realizada em maio, no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, contou com a participação de 301 atletas de 11 estados e do DF.

O evento terá uma nova fase regional em João Pessoa (PB), de 18 a 21 de julho. No segundo semestre, em outubro, ocorrerá a fase nacional, novamente em São Paulo, no Centro de Treinamento Paralímpico.

A primeira edição do Conexão Paralímpica teve apenas uma fase nacional, em outubro do ano passado, em João Pessoa, e reuniu 510 participantes.

Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)

PATROCINADORES

  • Toyota
  • Braskem
  • Loterias Caixa

APOIADORES

  • Ajinomoto

PARCEIROS

  • The Adecco Group
  • EY Institute
  • Cambridge
  • Estácio
  • Governo do Estado de São Paulo

FORNECEDORES

  • Max Recovery