O evento teve início no último sábado, 3, e reúne 20 países na capital colombiana até a próxima segunda-feira, 12. A delegação brasileira tem 96 atletas de 19 estados e o DF em 10 modalidades.
Lorenzo enfrentará o uruguaio Alfonso Llovet, às 13h (de Brasília). Mais cedo, às 11h30, Luiz Augusto vai encarar o venezuelano Ronald Diaz. Os dois confrontos serão no Centro de Alto Rendimento.
O paulista avançou às quartas de final com uma vitória na estreia, diante do colombiano Dario Sanchez, por 2 sets a 0 (duplo 6/1), e uma derrota na segunda rodada, contra o argentino Benjamín Silvetti, também por 2 sets a 0 (6/4 e 6/2).
Já Luiz Augusto avançou às quartas de final com dois triunfos na fase de grupos. No último domingo, 4, ele superou o peruano Walter Peralta, com parciais de 6/0 e 6/1. No dia seguinte, ele derrotou o uruguaio Alfonso Llovet (6/1 e 6/2). Caso continuem avançando no torneio, os brasileiros só se enfrentariam em uma eventual decisão.
O paulista e o mineiro também jogaram o primeiro confronto em duplas nesta segunda-feira e levaram a melhor sobre os peruanos Walter Peralta e Ángel González, com uma “bicicleta” (duplo 6/0). Ainda na modalidade, a mineira Vitória Miranda aplicou outro duplo 6/0 no Parapan de Jovens. Em sua segunda partida pela competição, ela derrotou a peruana María Fernanda Santivañez.
Nesta terça-feira, Vitória estreia nas duplas mistas, ao lado de Luiz Augusto, contra os peruanos María Fernanda Santivañez e Walter Peralta, que já foram derrotados pelos brasileiros nesta edição dos Jogos Parapan-Americanos de Jovens.
Nos esportes coletivos, a equipe brasileira feminina de goalball jogará contra o Peru, às 14h15. A masculina terá Cuba como adversária, às 13h. Ambos os jogos serão no Palácio dos Esportes.
A Seleção feminina de basquete em cadeira de rodas pegará a Argentina, às 12h30, e El Salvador, às 14h, enquanto a masculina duelará contra o Chile, às 17h. As três partidas ocorrerão no Parque Cayetano Cañizares. Por fim, time de futebol PC, em seu segundo compromisso, vai encarar os anfitriões colombianos, às 11h, no Campincito.
Resultados de segunda-feira, 5
O Brasil chegou à 499ª sua medalha na história do Parapan de Jovens nesta segunda-feira, 5, com os cinco pódios no tênis de mesa, modalidade que já teve suas disputas encerradas no Centro de Alto Rendimento Colombiano, em Bogotá. A Seleção Brasileira terminou como líder do ranking do esporte, com seis ouros, três pratas e três bronzes.
Ainda na segunda-feira, a equipe masculina de basquete em cadeira de rodas derrotou os argentinos, por 58 a 54, na prorrogação, no Parque Cayetano Cañizares, e somou sua segunda vitória no Parapan de Jovens. A feminina jogou duas vezes e ganhou ambos os duelos: 9 a 3, contra El Salvador, e 13 a 1, diante do Chile.
Já a Seleção feminina de goalball, que também duelou contra a Argentina, foi superada por 11 a 8. A masculina ganhou seu segundo jogo na competição: 10 a 0 diante de Porto Rico. Ambos os confrontos foram no Palácio dos Esportes.
Na estreia do futebol PC (paralisados cerebrais), o Brasil empatou, por 2 a 2, contra a Argentina, no Campincito. A Seleção ficou duas vezes atrás no placar, com gols de Claudio Romero e Bautista Carboneti, mas buscou a igualdade com Cesinha, que balançou as redes adversárias em duas oportunidades. A primeira, em cobrança de pênalti, e a segunda, em uma linda jogada individual, na qual ele driblou três adversários e chutou com categoria para empatar a partida no último lance.
Confira a programação completa dos brasileiros nesta terça-feira, 6, com horários de Brasília:
Basquete em cadeira de rodas feminino
12h30 – Brasil x Argentina
14h- Brasil x El Salvador
Basquete em cadeira de rodas masculino
17h – Brasil x Chile
Futebol PC
11h – Brasil x Colômbia
Goalball feminino
14h15 – Brasil x Peru
Goalball masculino
13h – Brasil x Cuba
Tênis em cadeira de rodas
11h30 – Luiz Calixto (BRA) x Ronald Diaz (VEN)
13h – Lorenzo de Godoy (BRA) x Alfonso Llovet (URU)
15h – Vitória Miranda (BRA) e Luiz Calixto (BRA) x María Fernanda Santivañez (PER) e Walter Peralta (PER)
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)