Centro de Treinamento
Paralímpico Brasileiro

Rodovia dos Imigrantes KM 11,5
Vila Guarani – São Paulo
CEP 04329-000

Telefone:
(11) 4710-4000

Horário de atendimento:
9h às 18h de segunda a sexta.

Aluna de 15 anos da Escola Paralímpica de Esportes será a primeira a participar de Grand Prix de judô

Ana Clara Rodrigues aplica golpe em atleta durante semana de treino no CT Paralímpico | Foto: Ale Cabral / CPB

A atleta Ana Clara Rodrigues, de 15 anos, se tornará a primeira aluna da da Escola Paralímpica de Esportes do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) a participar de um Grand Prix de judô paralímpico, que começa nesta quarta-feira, 3, no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, com organização da Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais (CBDV).

A estreante pela Escola do CPB vai estrar nesta mesma quarta-feira, lutando pela classe J2 (baixa visão) e na categoria sênior pesado, acima de 70kg.

O torneio, equivalente a um campeonato brasileiro da modalidade, terá duas etapas ao longo do ano, sendo que a próxima será disputada no segundo semestre.

“Eu estou treinando bastante para essa competição. Como será minha primeira, a expectativa é muito grande e a ansiedade também. É muito importante participar desse campeonato, é sinal de que estou progredindo e ganhando experiência”, afirmou Ana Clara. 

A Escolinha, como o projeto é carinhosamente conhecido, é idealizada e realizada pelo CPB desde 2018 e tem como objetivo promover a iniciação esportiva de crianças e adolescentes, com deficiência física, visual e intelectual, na faixa etária de 7 a 17 anos, em treze modalidades paralímpicas: atletismo, badminton, bocha, esgrima em cadeira de rodas, futebol de cegos, goalball, halterofilismo, judô, natação, tênis de mesa, tiro com arco, triatlo e vôlei sentado.

Ana Clara também foi convocada para a quarta fase de treinamento da Seleção Brasileira de judô, que acontece no CT de 12 a 19 de junho. Além dela, outra aluna da escolinha foi chamada, a atleta Wiliany do Nascimento, 14, que compete na classse J1 (atletas cegos) e na categoria sênior ligeiro, até 48kg. 

Em paralelo à disputa do Grand Prix, 12 alunos da escolinha também estarão em atividade participando da Copa Loterias Caixa de judô, um torneio da CBDV voltado para atletas jovens que acontece também nesta quarta-feira, no CT Paralímpico.

O judô paralímpico tem em seu calendário para jovens de 2023 a realização das Gymnasiade (evento mundial para atletas em idade escolar A disputa acontecerá no Rio de Janeiro, em agosto, e contará com atletas com idade até 15 anos.

Já na bocha, a aluna da escolinha Luiza Vitória, 13, teve sua primeira convocação para integrar a Seleção Brasileira de base da modalidade na última semana. A jovem atleta disputa partidas da classe BC3 (para quem usa instrumento auxiliar e tem a opção de solicitar assistência.

Sua estreia em treinos da Seleção de base será neste mês, também no CT. O grupo estará reunido para treinamentos e testes físicos de 15 a 21 de maio.

Escola Paralímpica de Esportes

A Escola Paralímpica de Esportes é idealizada e realizada pelo CPB e tem como objetivo promover a iniciação de crianças com deficiência física, visual e intelectual na faixa etária de 7 a 17 anos em treze modalidades paralímpicas.

São oferecidas aulas de atletismo, badminton, bocha, esgrima em cadeira de rodas, futebol de cegos, goalball, halterofilismo, judô, natação, tênis de mesa, tiro com arco, triatlo e vôlei sentado. Todas compõem o atual programa dos Jogos Paralímpicos, estabelecido pelo Comitê Paralímpico Internacional (IPC, sigla em inglês).

FICHA DE INSCRIÇÃO

Os alunos são atendidos dois dias por semana, divididos em turmas às segundas e quartas-feiras e terças e quintas-feiras, em dois horários: das 14h às 15h30 e das 16h às 17h30.

As crianças recebem uniforme e lanche durante a estadia no CT Paralímpico. Também é disponibilizado transporte em locais estratégicos da Grande São Paulo. Todos os serviços são oferecidos gratuitamente.  Para mais informações sobre o projeto, entrar em contato pelo e-mail: escolaparalimpica@cpb.org.br.

Patrocínio
A bocha e o judô são modalidades patrocinadas pelas Loterias Caixa.

Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)

PATROCINADORES

  • Toyota
  • Braskem
  • Loterias Caixa

APOIADORES

  • Ajinomoto

PARCEIROS

  • The Adecco Group
  • EY Institute
  • Cambridge
  • Estácio
  • Governo do Estado de São Paulo

FORNECEDORES

  • Max Recovery