Atualmente, o Brasil tem vagas em três modalidades nos Jogos Paralímpicos de Paris 2024: goalball masculino, que conquistou o Mundial da modalidade, no último mês de dezembro, em Portugal; vôlei sentado feminino, campeão mundial na Bósnia, em novembro passado; e ciclismo (pista ou estrada), que, por meio do ranking internacional, já tem uma vaga assegurada no masculino e outra no feminino. Neste caso, as vagas pertencem ao país e não a algum atleta diretamente.
O programa do megaevento será composto por 22 modalidades: badminton, bocha, futebol de cegos, goalball, judô, canoagem, hipismo, tênis de mesa, tênis em cadeira de rodas, esgrima em cadeira de rodas, basquete em cadeira de rodas, tiro com arco, atletismo, halterofilismo, vôlei sentado, natação, remo, tiro esportivo, taekwondo, triatlo, rúgbi em cadeira de rodas e ciclismo. Desses esportes, alguns classificados são definidos por ranking (atleta ou país) e outros por campeonatos classificatórios. Abaixo, confira as principais competições que ocorrerão até a cerimônia de abertura dos Jogos:
Jogos Parapan-Americanos de Santiago 2023
O principal evento paralímpico poliesportivo do continente acontecerá entre os dias 17 e 26 de novembro deste ano. A capital chilena será sede de disputas em 17 modalidades: atletismo, basquete em cadeira de rodas, badminton, bocha, ciclismo (estrada e pista), futebol de cegos, futebol PC, goalball, halterofilismo, judô, natação, rúgbi em cadeira de rodas, taekwondo, tênis de mesa, tênis em cadeira de rodas, tiro com arco e tiro esportivo.
Além de contar pontos para o ranking mundial, a competição também distribuirá vagas diretas em algumas modalidades, como são os casos do goalball, que para o Brasil só vale o feminino, já que o masculino já está classificado, e o futebol de cegos.
Jogos Mundiais da Federação Internacional de Esportes para Cegos (IBSA, na sigla em inglês)
A competição será realizada pela IBSA em Birmingham, Inglaterra, entre os dias 12 e 25 de agosto de 2023. Neste período, haverá disputas de futebol de cegos, halterofilismo, judô, goalball, xadrez, boliche, tiro esportivo, tiro com arco, showdown, críquete e tênis. Para o goalball e o futebol de cegos, o torneio também vale classificação para os Jogos Paralímpicos de Paris 2024. No caso do goalball, apenas a seleção campeã se classificará para o megaevento na capital francesa. O futebol de cegos distribuirá vagas aos três primeiros colocados.
Mundiais de atletismo, natação, halterofilismo e tiro esportivo
As quatro modalidades nas quais o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) atua como confederação terão Mundiais neste ano. Nos casos do atletismo, da natação e do tiro esportivo, as vagas para os Jogos de Paris 2024 são do país. No halterofilismo, elas são diretas dos atletas. Confira quando e onde serão os Mundiais de cada uma das quatro modalidades:
*Atletismo: Paris (FRA), de 8 a 17 de julho;
Natação: Manchester (ING), de 31 de julho a 6 de agosto;
Halterofilismo: Dubai (EAU), de 22 a 30 de agosto;
Tiro Esportivo: Lima (PER), de 17 a 29 de setembro.
*Antes dos Jogos de Paris, haverá outro Mundial de atletismo, em Kobe (JAP), de 17 a 25 de maio do ano que vem. A competição foi adiada duas vezes por causa da pandemia de coronavírus.
Panamerica Zonal Championship de vôlei sentado
A principal competição de vôlei sentado do continente neste ano, já que a modalidade não estará nos Jogos Parapan-Americanos de Santiago 2023, ocorrerá em maio, no Canadá. O Brasil será representado pelas Seleções masculina e feminina. Para o time masculino, o título vale vaga nos Jogos de Paris 2024. O feminino já está garantido pelo título mundial do ano passado.
Etapas de Grand Prix de judô
Além dos Jogos Parapan-Americanos de Santiago 2023 e dos Jogos Mundiais da IBSA, a Seleção Brasileira de judô disputará duas etapas de Grand Prix neste ano: Azerbaijão, em setembro, e no Japão, em dezembro.
Além destas, duas já foram realizadas em 2023: Portugal, com o Brasil campeão, e Egito, na qual o país ficou em quinto lugar. Todas essas competições contam pontos para o ranking que define os classificados aos Jogos de Paris 2024.O judô é a terceira modalidade que mais garantiu medalhas paralímpicas ao Brasil, atrás do atletismo e da natação.
O ciclo paralímpico até Paris 2024 contará com outros eventos das modalidades que compõem os Jogos. Os resultados dos atletas e times brasileiros até o megaevento na capital francesa poderão ser acompanhados por meio do site e das redes sociais do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB).
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)