A atleta não defende a equipe desde o fim dos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020, ocasião em que o time feminino ficou na quarta colocação. Ela se juntou a outras oito atletas chamadas para a terceira etapa de atividades da temporada.
Carol, que perdeu a visão aos 12 anos por conta de um tumor no cérebro, descobriu o goalball dois anos depois, quando estudava no Instituto Benjamin Constant, no Rio de Janeiro, onde nasceu. Integrou a Seleção durante todo o período de ascensão da modalidade. Conquistou duas medalhas de ouro (Lima 2019 e Toronto 2015) e uma de prata (Guadalajara 2011) em Jogos Parapan-Americanos, além de um bronze no Mundial da Suécia 2018 e uma prata no Campeonato das Américas de 2017.
Neste ano, A Seleção feminina tem como objetivo a classificação para os Jogos Paralímpicos de Paris 2024. Ainda sem vaga garantida, a equipe terá duas possibilidades de buscar um lugar entre os oito países que disputarão o torneio de goalball na capital francesa: os Jogos Mundiais da Federação Internacional de Esportes para Cegos (IBSA, na sigla em inglês), em agosto, na Inglaterra, e os Jogos Parapan-Americanos, em novembro, no Chile. Apenas o campeão de cada um desses torneios confirmará lugar nos Jogos Paralímpicos.
Além das fases de treinamentos, o grupo vai utilizar como preparação para os dois eventos a tradicional Copa Malmö, na Suécia, que será realizada em maio.
Seleção masculina
A terceira fase de treinamentos do ano também reunirá a Seleção masculina, esta já classificada para os Jogos de Paris 2024, por conta do título mundial conquistado no ano passado, em Portugal.
O técnico Jônatas Castro chamou os mesmos dez atletas convocados para as duas fases anteriores. A intenção é continuar estimulando a disputa interna, já que apenas seis podem ir aos Jogos Paralímpicos.
Confira a lista de convocados:
Feminino
AMANDA EMILLY SANTANA: Santos-SP
ANA CAROLINA DUARTE RUAS CUSTÓDIO: AMC-MT
ANA GABRIELY BRITO ASSUNÇÃO: Sesi-SP
DANIELLE VILAS LONGHINI: Sesi-SP
HOSEANNE COSTA PEREIRA: Ivos-ES
JÉSSICA GOMES VITORINO: Sesi-SP
KÁTIA APARECIDA FERREIRA SILVA: Instituto Athlon-SP
LARISSA SANTOS DE ESPÍRITO SATURNINO: Santos-SP
MONIZA APARECIDA DE LIMA: Sesi-SP
Masculino
ALESSON PINHEIRO DOS SANTOS DE JESUS: Intituto Athlon-SP
ANDRÉ CLAUDIO BOTELHOS DANTAS: Sesi-SP
EMERSON ERNESTO DA SILVA: Santos-SP
JOSEMARCIO DA SILVA SOUSA: Sesi-SP
LEOMON MORENO DA SILVA: Santos-SP
MATHEUS SILVA DE JESUS: Sesi-SP
MIZAEL CASTRO SOUSA: Capital/Cetefe-DF
PAULO RUBENS SATURNINO: Santos-SP
ROMARIO DIEGO MARQUES: Instituto Athlon-SP
SHARLLEY ANTHONNY DO NASCIMENTO SILVA: Apace-PB
*Com informações da Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais (CBDV).
Patrocínio
O goalball é uma modalidade patrocinada pelas Loterias Caixa
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)