Entre os inscritos estão campeões paralímpicos, como Petrúcio Ferreira, Beth Gomes, Alessandro Silva, entre outros, além de jovens promessas do paradesporto nacional, a exemplo de João Jacob, que fez o terceiro melhor tempo do mundo nos 200m, da classe T35 (paralisados cerebrais), neste ano.
João é cria da Escola Paralímpica de Esportes do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), projeto de iniciação esportiva para crianças e jovens de 7 a 17 anos, com deficiências física, visual e intelectual. Saiba mais sobre a Escolinha aqui.
Para os atletas de elite, a competição marcará o início da preparação para o Mundial de atletismo paralímpico de Paris, França, que ocorrerá de 8 a 17 de julho. “Vai ser minha primeira competição oficial no ano. É bom para ‘quebrar o gelo’, rever os amigos e entender como está o meu corpo, além das minhas marcas. Iniciaremos a caminhada para o Mundial de Paris”, disse o velocista paraibano Petrúcio Ferreira, bicampeão paralímpico (Rio 2016 e Tóquio 2020) e recordista mundial nos 100 m da classe T47 (deficiência nos membros superiores), que perdeu parte do braço esquerdo após um acidente com uma máquina de moer capim.
O Circuito é idealizado e organizado pelo CPB, com o objetivo de melhorar o nível técnico das quatro modalidades nas quais a entidade também atua como confederação (atletismo, halterofilismo, natação e tiro esportivo). Neste ano, já houve a realização da 1ª Fase de halterofilismo, também no CT Paralímpico, e de tiro esportivo, no Rio de Janeiro.
Imprensa
Os profissionais de imprensa interessados em cobrir a 1ª Fase Nacional do Circuito Loterias Caixa de atletismo podem enviar um e-mail para imp@cpb.org.br com os seguintes dados: nome completo, RG ou CPF e o veículo pelo qual irá cobrir o evento. No dia da competição, os profissionais deverão se identificar na sala de imprensa do local.
Serviço
1ª Fase Nacional do Circuito Loterias Caixa de atletismo
Dias e horários: 25 e 26 de março – a partir das 8h.
Local: Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro
Endereço: Rod. Imigrantes, 11.5km – Vila Guarani, SP, 04329-000
Patrocínios
O atletismo é uma modalidade patrocinada pelas Loterias Caixa e pela Braskem.
Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível
Os atletas Alessandro Silva, Beth Gomes e Petrúcio Ferreira são integrantes do Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível, programa de patrocínio individual da Loterias Caixa que beneficia 91 atletas.
Time São Paulo
Os atletas Alessandro Silva e Beth Gomes são integrantes do Time São Paulo, parceria entre o CPB e a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo, que beneficia 106 atletas de 14 modalidades.
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)