O Circuito é idealizado e organizado pelo CPB. O evento tem como objetivo melhorar o nível técnico das quatro modalidades nas quais a entidade também atua como confederação (atletismo, halterofilismo, natação e tiro esportivo). As provas reúnem jovens promessas do paradesporto e atletas de elite, como o velocista paraibano Petrúcio Ferreira, bicampeão paralímpico (Rio 2016 e Tóquio 2020) e recordista mundial nos 100m da classe T47 (atletas com deficiência nos membros superiores), e novos talentos do paradesporto brasileiro.
Entre as promessas inscritas no Circuito, destaque para João Jacob, 18, da classe T35 (para paralisados cerebrais), cria da Escolinha, como o projeto de iniciação esportiva do CPB é carinhosamente chamado. Atualmente, o atleta está na turma de transição para o alto rendimento.
Recentemente, o jovem velocista conquistou o ouro nos 200m no Aberto São Paulo de atletismo, também realizado no CT Paralímpico, no último dia 11 de março. À oportunidade, ele fez a marca de 29s24, o que seria o terceiro melhor tempo do mundo na sua classe, em 2023. Além do ouro dos 200m, João também faturou o bronze na prova de 100m, ao completar a distância em 14s10.
“Estou muito animado com essa oportunidade. Treinei bastante para fortalecer as pernas e ajustar a saída do bloco. Meu principal objetivo é melhorar minhas marcas”, comentou o jovem.
Além dele, quatro atletas da transição participarão do Circuito. As provas da manhã de sábado, 25, serão transmitidas pelo YouTube e Facebook do CPB.
Confira abaixo as provas dos alunos na competição:
Victoria Larissa Salerno (T35):
100m
200m
João Victor de Oliveira Jacob (T35):
100m
200m
Pedro Henrique Santos Silva (T35):
100m
200m
Marcos José Silva dos Santos (T20, atletas com deficiência intelectual):
400m
1500m
João Pedro Dantas Santos (T11, atletas cegos):
100m
Salto em distância
Escola Paralímpica de Esportes
A Escola Paralímpica de Esportes é idealizada e realizada pelo CPB e tem como objetivo promover a iniciação de crianças com deficiência física, visual e intelectual na faixa etária de 10 a 17 anos em treze modalidades paralímpicas.
São oferecidas aulas de atletismo, badminton, bocha, esgrima em cadeira de rodas, futebol de cegos, goalball, halterofilismo, judô, natação, tênis de mesa, tiro com arco, triatlo e vôlei sentado. Todas compõem o atual programa dos Jogos Paralímpicos, estabelecido pelo Comitê Paralímpico Internacional (IPC, sigla em inglês).
Os alunos são atendidos dois dias por semana, divididos em turmas às segundas e quartas-feiras e terças e quintas-feiras, em dois horários: das 14h às 15h30 e das 16h às 17h30.
As crianças recebem uniforme e lanche durante a estadia no CT Paralímpico. Também é disponibilizado transporte em locais estratégicos da Grande São Paulo. Todos os serviços são oferecidos gratuitamente. Para mais informações sobre o projeto, entrar em contato pelo e-mail: escolaparalimpica@cpb.org.br.
Patrocínio
O atletismo é uma modalidade patrocinada pelas Loterias Caixa e Braskem.
Patrocínios
A Escola Paralímpica de Esporte conta com o patrocínio do Grupo Volvo via Lei de Incentivo ao Esporte do Governo Federal.
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)