Na final, contra a Costa Rica, os brasileiros venceram todos os três confrontos e garantiu a vaga na competição marcada para Vilamoura, em Portugal, no próximo mês de maio.
Na decisão diante dos costarriquenhos, o brasileiro Gustavo Carneiro venceu o primeiro duelo contra Steven Enriquez. Gustavo esteve à frente no placar durante toda a partida e perdeu apenas um game. Desta forma, fechou o jogo em 2 sets a 0: 6/0 e 6/1.
Para ele, a equipe cumpriu seu dever no México, mas, agora, já é hora de pensar no Mundial. “Todos nós sabemos da importância dessa classificação e de voltar a disputar entre os grandes, que é o lugar do Brasil. A nossa preparação começa agora”, disse.
Depois foi a vez de Daniel Rodrigues conquistar mais uma vitória para o Brasil. O mineiro superou José Pablo Gil, também por 2 sets a 0 (parciais 6/1 e 6/2), e confirmou a vaga brasileira. “Sabemos que é um torneio difícil, mas temos um time muito forte e capaz de superar qualquer adversidade”, comentou sobre o Mundial.
Com a classificação garantida, a dupla brasileira formada por Jucelio Torquato e Rafael Medeiros ainda derrotou os costarriquenhos Fabian Solis e Steven Enriquez, com um mais 2 sets a 0 (6/1 e 6/0).
O técnico da equipe brasileira, Raphael Oliveira, comentou sobre o Torneio Qualificatório: “Nós tivemos um ano muito bom em 2022, com semanas de treinamento para preparar bem todos os nossos tenistas e, agora, nós colhemos os resultados”, celebrou.
No Mundial de Portugal, o Brasil será representado por três das quatro categorias possíveis: masculino, feminino e Quad (para atletas com deficiências nos membros superiores). Nessa última categoria, no ano passado, o país conquistou uma medalha de bronze na competição. O time júnior ainda pode disputar por meio de wild card (convite), já solicitado para a Federação Internacional de Tênis (ITF).
*Com informações da Confederação Brasileira de Tênis (CBT).
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)