O evento, que homenageia atletas, personalidades e entidades destaques do Movimento Paralímpico, ocorre desde 2011 e chega à sua 11ª edição nos próximos dias 8 e 9 de fevereiro, no Tokio Marine Hall, em São Paulo.
Desde a estreia do Prêmio Paralímpicos, a esgrima em cadeira de rodas está entre as modalidades que têm atletas premiados. Jovane foi o vencedor entre os anos de 2011 e 2021, totalizando 10 troféus. Em 2020, o evento não foi realizado por causa da pandemia de Covid-19.
Em números totais, o gaúcho, ouro nos Jogos de Londres 2012 e prata em Tóquio 2020, só é superado pelo ex-nadador Daniel Dias, dono de 11 troféus. Foram oito como melhor atleta da natação e três como destaque masculino.
O paranaense Vitor Tavares, único jogador brasileiro de badminton nos Jogos de Tóquio 2020 e quarto colocado no megaevento, conquistou quatro vezes o Prêmio Paralímpicos, todas como o melhor atleta de sua modalidade. O badminton passou a fazer parte da premiação somente em 2017.
Entre as mulheres, não há nenhuma atleta 100% nas categorias em disputa no Prêmio Paralímpicos. A recordista no gênero feminino é a judoca Alana Maldonado, dona de seis troféus. Ela assumiu esse posto ao ser eleita a melhor atleta de judô nos anos de 2016, 2017, 2018 e 2021, além de ter sido considerada o destaque feminino em 2017 e 2018.
CONFIRA TODOS OS VENCEDORES DAS EDIÇÕES ANTERIORES AQUI.
Sobre a 11ª edição do Prêmio Paralímpicos
A 11ª edição do Prêmio Paralímpicos ocorrerá em duas datas. Na próxima quarta-feira, 8 de fevereiro, serão anunciados os atletas vencedores em 24 modalidades, a partir das 19h, com transmissão do Instagram e do YouTube do CPB: atletismo, badminton, basquete em CR, bocha, canoagem, ciclismo, esgrima em CR, esportes de inverno, futebol de cegos, futebol de PC, goalball, halterofilismo, hipismo, judô, natação, remo, rúgbi em CR, taekwondo, tênis de mesa, tênis em CR, tiro com arco, tiro esportivo, triatlo e vôlei sentado.
Já no dia 9, no mesmo horário, serão anunciadas outras 11 premiações em evento que terá a transmissão do SporTV 3: Aldo Miccolis, Personalidade Paralímpica, Prêmio Caixa, Memória Paralímpica, Melhor Técnico Individual, Melhor Técnico Coletivo, Prêmio Braskem, Atleta Revelação, Atleta da Galera, Melhor Atleta Masculino e Melhor Atleta Feminino.
Dessas categorias, apenas o “Atleta da Galera” será eleito (a) por meio de votação popular, que ocorre neste link até o dia 9 de fevereiro. Saiba mais sobre as categorias do Prêmio Paralímpicos.
Imprensa
A cobertura do Prêmio Paralímpicos será permitida apenas no dia 9 de fevereiro. O profissional de imprensa interessado em realizar a cobertura necessita enviar um e-mail para imp@cpb.org.br, com os seguintes dados: nome completo, RG ou CPF e o veículo para qual realizará o trabalho.
Serviço
11ª edição do Prêmio Paralímpicos
Dias: 8 e 9 de fevereiro
Horário: a partir das 19h.
Local: Tokio Marine Hall
Endereço: R. Bragança Paulista, 1281 – Várzea de Baixo, São Paulo – SP, 04727-002
Transmissão: Dia 8 (Instagram e YouTube do CPB) e dia 9 (SporTV 3).
Patrocínio
O Prêmio Paralímpicos é apresentado pelas Loterias Caixa.
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)