A cidade norte-americana receberá disputas dos seguintes esportes: badminton, bocha, futebol de cegos, goalball, judô, canoagem, hipismo, tênis de mesa, tênis em cadeira de rodas, esgrima em cadeira de rodas, basquete em cadeira de rodas, tiro com arco, atletismo, halterofilismo, vôlei sentado, natação, remo, tiro esportivo, taekwondo, triatlo, rúgbi em cadeira de rodas e ciclismo.
O Comitê Organizador dos Jogos também pode propor a inclusão de uma ou mais modalidades, desde que os critérios do Conselho de Administração do IPC sejam obedecidos. Para Los Angeles 2028, o IPC recebeu um recorde de 33 inscrições para a inclusão de esportes no megaevento.
Após a avaliação completa, o IPC concedeu ao Comitê Organizador a oportunidade de incluir a escalada paralímpica ou o surfe paralímpico, modalidades que nunca estiveram nos Jogos Paralímpicos. Uma decisão final sobre a inclusão destes esportes será tomada pelo Conselho de Administração do IPC até o final de 2023.
Presidente do IPC e ex-presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), Andrew Parsons disse que recebeu 33 excelentes inscrições para os Jogos de Los Angeles 2028: “Todas as Federações Internacionais devem ser parabenizadas pela qualidade de suas modalidades apresentadas, pois enfatizam que todos os esportes paralímpicos estão ficando mais forte”, analisou o dirigente, que completou: “Isso mostra a diversidade do Movimento Paralímpico”.
*Com informações do Comitê Paralímpico Internacional (IPC).