Na semifinal do florete, contra o britânico Dimitri Coutya, líder no ranking mundial, Jovane foi superado por 15 a 8. Como não há disputa pelo terceiro lugar, o gaúcho ficou com o bronze.
“Estou muito feliz com esse resultado. Tive um bom rendimento nesse campeonato e fiz uma bela partida com o Dimitri. Agora, é treinar bastante para a Copa do Mundo de Pisa [Itália, de 16 a 19 de março]”, comentou o brasileiro.
A primeira medalha de bronze de Jovane na capital norte-americana foi na espada, sua arma preferida. No último domingo, 15, ele perdeu a semifinal para o polonês Michal Dabrowski, por 15 a 12. Nesta prova, também não houve disputa pelo bronze.
Essa foi a segunda competição valendo pontos na corrida por uma vaga nos Jogos Paralímpicos de 2024, nos quais o brasileiro tenta repetir o sucesso obtido em Londres 2012 (medalha de ouro) e Tóquio 2020 (prata). No primeiro torneio deste ranking específico, no final do ano passado, o brasileiro conquistou o título da Copa do Mundo de Eger, na Hungria.
Se considerarmos os últimos 12 meses, este foi o quarto pódio de Jovane em competições da Federação Internacional do Esporte para Amputados e Cadeirantes (IWAS). Além das medalhas de Washington e Eger, o brasileiro foi campeão no florete e terceiro colocado na espada, ambos na Copa do Mundo de São Paulo, disputada no último mês de abril.
*Com informações da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE).
Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível
O atleta Jovane Guissone é integrante do Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível, programa de patrocínio individual da Loterias Caixa que beneficia 91 atletas.
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)