Nas competições na piscina do Grêmio Náutico União (GNU), dos 84 nadadores inscritos, 41 têm menos de 23 anos, ou seja, 50% dos participantes das provas. Entre eles está a jovem Marianna Moura da Silva, 14, a mais nova de todos os atletas da natação.
Nascida no Rio de Janeiro e moradora de Santa Catarina, Marianna, da classe S7 (limitações físico-motoras), vai disputar sua primeira competição de alto rendimento no Meeting de Porto Alegre. Durante o evento, ela nadará quatro provas: 50 m e 100 m livre, 100 m costas e 100 m peito.
“Comecei na natação muito cedo, aos 2 anos. O esporte sempre fez parte da minha vida. Agora tenho a expectativa de completar todas as provas com tempos melhores em relação aos que tenho feito nos treinos”, disse a jovem, que tem mielomeningocele, deficiência na coluna vertebral.
Técnico-chefe da Seleção Brasileira de natação paralímpica, Leonardo Tomasello afirmou que a renovação registrada no Meeting de Porto Alegre é bastante positiva para o futuro da modalidade. “Nosso objetivo é sempre oportunizar, ao máximo, a participação de atletas mais novos nas competições, inclusive, visando o Parapan de Jovens do ano que vem [em Bogotá, no mês de junho]”, explicou o treinador.
Além dos atletas sub-23, as disputas na piscina do GNU também terão nadadores com experiência internacional, como é o caso da pernambucana Carol Santiago, 37, terceira melhor atleta do Mundial de natação paralímpica, realizado na Ilha da Madeira, Portugal, no último mês de junho. Ela também foi a maior medalhista brasileira nos Jogos Paralímpicos de Tóquio, com cinco pódios (três ouros, uma prata e um bronze).
Já a pista e o campo da Sociedade de Ginástica de Porto Alegre (Sogipa) vão receber 125 competidores, entre os quais estarão medalhistas paralímpicos, como os velocistas Lucas Prado e Edson Cavalcante. Outro inscrito nas provas de atletismo no Meeting de Porto Alegre é Aser Ramos, natural da capital gaúcha e quarto colocado no salto em distância da classe T36 (paralisados cerebrais) nos Jogos de Tóquio 2020, com a marca de 5,58 m.
Em 2022, o Meeting Paralímpico Loterias Caixa já passou por Campo Grande (MS), Amapá (AP), Fortaleza (CE), Natal (RN), João Pessoa (PB), Recife (PE), Aracaju (SE), Brasília (DF), Goiânia (GO), Belo Horizonte (MG), Vitória (ES), Rio de Janeiro (RJ), Curitiba (PR)e Florianópolis (SC). Depois de Porto Alegre, a temporada será encerrada em São Paulo, com competições de atletismo, natação e halterofilismo, entre os dias 1º e 3 de dezembro.
O Meeting Paralímpico é idealizado e organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) desde 2021, como uma atualização dos tradicionais Circuitos Loterias Caixa, que já eram realizados desde 2005 pelo Comitê. Há provas de atletismo, natação e halterofilismo. Cada cidade sedia, pelo menos, disputas de uma dessas modalidades.
Os objetivos do Meeting são desenvolver a prática esportiva para pessoas com deficiência em todas as regiões do país, contribuir para o aprimoramento técnico dos competidores e propiciar oportunidades de competição aos atletas de elite e jovens promessas do paradesporto em todo o Brasil.
Imprensa
Os profissionais de imprensa interessados em cobrir o Meeting Paralímpico de Porto Alegre podem enviar um e-mail para imp@cpb.org.br com os seguintes dados: nome completo, RG ou CPF, veículo por qual irá cobrir o evento. No dia da competição, os profissionais deverão se identificar na sala de imprensa do local.
Meeting Paralímpico Loterias Caixa de Porto Alegre
Dia e horário: 12 de novembro (sábado) – a partir das 8h.
Atletismo
Local: Sociedade de Ginástica de Porto Alegre (Sogipa)
Endereço: R. Barão do Cotegipe, 415 – São João, Porto Alegre – RS, 90540-020
Natação
Local: Grêmio Náutico União (GNU)
Endereço: R. Quintino Bocaiúva, 500 – Moinhos de Vento, Porto Alegre – RS, 90440-050
Patrocínios
O Meeting Paralímpico Loterias Caixa tem o patrocínio das Loterias Caixa
O atletismo é uma modalidade patrocinada pelas Loterias Caixa e pela Braskem
A natação é uma modalidade patrocinada pelas Loterias Caixa
Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível
A atleta Carol Santiago é integrante do Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível, programa de patrocínio individual da Loterias Caixa que beneficia 91 atletas.
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)