A fase regional São Paulo das Paralimpíadas Escolares, que começou na quarta-feira, 7, no Centro de Treinamento Paralímpico, na capital paulista, contou com a exibição e experimentação de curling e rúgbi em cadeira de rodas.
Ao todo, participam desta regional 597 atletas, de sete estados, em três modalidades: atletismo, bocha e natação. Esta é a maior etapa regional da competição. Os estados participantes são Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo. As disputas seguem até esta sexta-feira, 9.
— Comitê Paralímpico Brasileiro (@cpboficial) September 8, 2022
Nesta quinta-feira, 8, em um dos pátios do CT Paralímpico, foram montadas arenas adaptadas do curling em cadeira de rodas. A modalidade foi apresentada aos participantes da regional São Paulo das Paralimpíadas Escolares pela Confederação Brasileira de Desportos no gelo (CBDG), que é a entidade responsável por gerir o curling.
O curling em cadeira de rodas faz parte do programa dos Jogos Paralímpicos de Inverno. Até a última edição dos Jogos, Pequim 2022, em março deste ano, o Brasil não foi representado nesta modalidade.
LEIA MAIS
Jovens promessas da natação disputam regional SP das Paralimpíadas Escolares e já se preparam para evento internacional
Sul-mato-grossense se destaca na bocha ao arremessar com os pés na regional São Paulo das Paralimpíadas Escolares
Já a equipe dos Ronins foi a responsável pela apresentação do rúgbi em cadeira de rodas. Na quarta-feira, à tarde, e nesta quinta-feira, pela manhã, o time fez uma demonstração da modalidade e proporcionou a experimentação. Atletas e membros da comissão técnica das delegações desfrutaram das atividades.
O novo formato das Paralimpíadas Escolares prevê três fases regionais e uma fase nacional. As cidades que receberam as regionais foram Brasília, Natal e São Paulo, entre os meses de agosto e setembro. Já a nacional, acontecerá em novembro, em São Paulo, também no CT Paralímpico.
Para as regionais, foram selecionadas as modalidades que possuem um grande número de inscritos na fase nacional. O intuito da diretoria de Desenvolvimento Esportivo do CPB, responsável pela organização do evento, é ter os melhores atletas de cada região do país nas disputas em novembro.
A estimativa é que a competição tenha, ao todo, 3 mil crianças com deficiência envolvidas nas provas das fases regionais e da nacional.
Nesta sexta-feira, 9, às 18h30, acontecerá a cerimônia de encerramento, na quadra multiuso do CT Paralímpico. Na ocasião será conhecido o campeão desta etapa regional. Brasília e Natal sediaram as duas primeiras regionais das Paralimpíadas Escolares no mês de agosto, os estados de Minas de Gerais e Pará foram os campeões, respectivamente.
As Paralimpíadas Escolares são idealizadas e organizadas pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) desde 2009 e é o maior evento mundial para crianças com deficiência em idade escolar. No ano passado, a competição contou com mais de 900 atletas, de 25 unidades da federação, e teve o estado de São Paulo como o grande campeão.
Imprensa
Os profissionais de imprensa interessados em cobrir a etapa regional São Paulo das Paralimpíadas Escolares podem enviar um e-mail para imp@cpb.org.br com os seguintes dados: nome completo, RG ou CPF, veículo por qual irá cobrir o evento e o comprovante do esquema vacinal completo contra a Covid-19. No dia da competição, os profissionais deverão se identificar na sala de imprensa do local.
Serviço
Regional São Paulo das Paralimpíadas Escolares
Data: 7 a 9 de setembro de 2022
Horário: 8h às 18h
Local: Centro de Treinamento Paralímpico
Endereço: Rodovia dos Imigrantes KM 11,5 – sem número – Vila Guarani – São Paulo
Cerimônia de encerramento
Data: 9 de setembro de 2022
Horário: 18h30
Local: Centro de Treinamento Paralímpico
Endereço: Rodovia dos Imigrantes KM 11,5 – sem número – Vila Guarani – São Paulo
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)