Entre os atletas presentes no CT Paralímpico, há aqueles que já se destacaram em competições adultas de alto rendimento, como é o caso de João Santos,15, vice-campeão brasileiro nos 100 m da classe T11 (para atletas cegos) e aluno da Escola Paralímpica de Esportes do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), projeto no qual crianças e jovens são iniciados em 13 modalidades esportivas.
Além de ter participado do Campeonato Brasileiro de atletismo, no último mês de maio, João também já esteve em uma etapa do Meeting Paralímpico Loterias Caixa, realizada em novembro do ano passado, na capital paulista. Situação semelhante à de Otávio Galetti, 17, outro participante da semana de treinamento que competiu no Brasileiro deste ano e no Meeting em 2021, mas na etapa de Sertãozinho, interior de São Paulo.
Quarta colocada nos 100 m da classe T37 (para atletas com deficiência de coordenação motora) no Brasileiro de 2022, Caroline Castro, 17, também participa das atividades no CT Paralímpico nesta semana. Tanto ela quanto João e Otávio estiveram no Camping Escolar Paralímpico deste ano, programa do CPB que insere jovens promissores em uma rotina de alto rendimento.
No último mês de junho, o CPB promoveu uma ação semelhante com velocistas sub-23. À ocasião, o grupo de atletas foi formado por oito homens e cinco mulheres oriundos das mais diversas regiões do Brasil.
A Escola é realizada pelo CPB desde 2018 e, atualmente, são oferecidas aulas em 13 modalidades: atletismo, badminton, bocha, esgrima em cadeira de rodas, futebol de cegos, goalball, halterofilismo, judô, natação, tênis de mesa, tiro com arco, triatlo e vôlei sentado. Todas compõem o atual programa dos Jogos Paralímpicos, estabelecido pelo Comitê Paralímpico Internacional (IPC, sigla em inglês). Todos os serviços são oferecidos gratuitamente.
Os alunos são atendidos dois dias por semana, divididos em turmas às segundas e quartas-feiras e terças e quintas-feiras, em dois horários: das 14h às 15h30 e das 16h às 17h30.
As crianças recebem uniforme e lanche durante a estadia no CT Paralímpico. Também é disponibilizado transporte em locais estratégicos da Grande São Paulo. Todos os serviços são oferecidos gratuitamente. Para mais informações sobre o projeto, entrar em contato pelo e-mail: escolaparalimpica@cpb.org.br.
Patrocínios
O atletismo é uma modalidade patrocinada pelas Loterias Caixa e pela Braskem.
A Escola Paralímpica de Esporte conta com o patrocínio do Grupo Volvo via Lei de Incentivo ao Esporte do Governo Federal.
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)