Centro de Treinamento
Paralímpico Brasileiro

Rodovia dos Imigrantes KM 11,5
Vila Guarani – São Paulo
CEP 04329-000

Telefone:
(11) 4710-4000

Horário de atendimento:
9h às 18h de segunda a sexta.

Catarinense quebra recorde mundial no lançamento de dardo na 2ª Fase do Circuito Nacional de atletismo

Edenilson sorri após ser premiado na 2ª Fase do Circuito Nacional de atletismo | Foto: Alexandre Carvalho/CPB
O catarinense Edenilson Floriani bateu o recorde mundial no lançamento de dardo, da classe F42 (para atletas com deficiência nos membros inferiores), durante a 2ª fase do Circuito Nacional de atletismo, que ocorre neste sábado, 18, e no domingo, 19, no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo. 

Edenilson lançou para 59,19 m na manhã deste sábado e superou sua própria marca de 56,56 m, alcançada no dia 29 de setembro de 2019, também na capital paulista. “É uma alegria saber que estou voltando ao meu ritmo de antes da pandemia. Foi um período difícil e complicado para treinar. Sempre é bom melhorar o desempenho”, disse o atleta, que, nos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020, disputou o lançamento de dardo e o arremesso de peso, ficando em 6º e 7º lugares, respectivamente. Na capital japonesa, sua marca no dardo foi de 55,54 m. 

Vale ressaltar que tanto na 2ª Fase do Circuito Nacional como em competições internacionais, como os Jogos, Edenilson compete contra lançadores de outras classes. O recorde de hoje é referente apenas à sua classificação esportiva (F42). 

Durante a prova do catarinense neste sábado, os termômetros na zona sul da cidade de São Paulo registravam 15º C e chovia no campo de atletismo do CT Paralímpico. Edenilson afirmou que, por ser do sul do país, está acostumado com o frio. No entanto, ponderou que este clima atrapalha os atletas.

“O vento estava contra e ele influencia no nosso desempenho. Em dias como o de hoje, nós temos que tomar um cuidado maior para fazer o lançamento e manter o corpo aquecido o tempo todo. Eu, particularmente, não paro de me mexer”, relatou o Edenilson, que é natural de Joinville, representante do clube CEPE/SC e entrou no esporte paralímpico após sofrer um acidente automobilístico. Por causa do ocorrido em 2011, ele tem uma atrofia no joelho esquerdo. Neste domingo, o catarinense volta ao campo do CT Paralímpico para competir no arremesso de peso. 

Cerca de 300 atletas se inscreveram para as provas de pista e campo da 2ª Fase do Circuito Nacional de atletismo. A competição reúne jovens promessas do paradesporto nacional e medalhistas paralímpicos, como Alessandro da Silva, Beth Gomes, Silvânia Costa, Vinícius Rodrigues, entre outros. 

Serviço
2ª Fase do Circuito Nacional de atletismo
Dias e horário: 18 e 19 de junho – a partir das 8h.
Local: Centro de Treinamento Paralímpico
Endereço: Rodovia dos Imigrantes KM 11,5 sem número – Vila Guarani – São Paulo.

Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)

PATROCINADORES

  • Toyota
  • Braskem
  • Loterias Caixa

APOIADORES

  • Ajinomoto

PARCEIROS

  • The Adecco Group
  • EY Institute
  • Cambridge
  • Estácio
  • Governo do Estado de São Paulo

FORNECEDORES

  • Max Recovery