O Comitê Paralímpico Internacional (IPC, sigla em inglês) publicou na terça-feira, 5, os regulamentos de qualificação atualizados para 11 das 22 modalidades no programa dos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020: atletismo, basquete em cadeira de rodas, bocha, esgrima em cadeira de rodas, goalball, halterofilismo, natação, remo, tiro com arco, tiro esportivo e triatlo. Juntas, elas representam quase 3.000 das 4.400 vagas disponíveis para atletas.
Novas atualizações serão divulgadas nas próximas semanas. A entidade e as federações internacionais esperam ter o conjunto completo de regulamentos de qualificação publicados até o final de maio de 2020.
A versão mais atualizada dos regulamentos de qualificação de Tóquio 2020 sempre pode ser encontrada aqui: Critérios de qualificação.
Vale ressaltar que o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e as Confederações nacionais estabelecem critérios específicos, sempre respeitando as regras internacionais, para convocar os atletas que farão parte da delegação brasileira nos Jogos Paralímpicos.
Até o início da pandemia do coronavírus, em março, o Brasil havia conquistado a classificação em 14 modalidades: atletismo, bocha, canoagem, ciclismo, futebol de 5, goalball (feminino e masculino), natação, parataekwondo, remo, tiro esportivo, tiro com arco, tênis de mesa, tênis em cadeira de rodas, vôlei sentado (feminino e masculino).
*Com informações do Comitê Paralímpico Internacional (IPC)
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)