Centro de Treinamento
Paralímpico Brasileiro

Rodovia dos Imigrantes KM 11,5
Vila Guarani – São Paulo
CEP 04329-000

Telefone:
(11) 4710-4000

Horário de atendimento:
9h às 18h de segunda a sexta.

Cerimônia dá início à 13ª edição das Paralimpíadas Escolares Loterias Caixa, em SP

Foto: Douglas Magno/Exemplus/CPB

Na noite desta terça-feira, 19, aconteceu a cerimônia de abertura da 13ª edição das Paralimpíadas Escolares. A solenidade ocorreu no Pavilhão Oeste de Exposições do Anhembi, em São Paulo.

O maior evento esportivo do mundo para pessoas com deficiência em idade escolar será realizado no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, e se estenderá até sexta-feira, 22. Mais de 1.220 atletas de 26 Estados e do Distrito Federal.

Os profissionais de imprensa interessados em cobrir as Paralimpíadas Escolares devem requisitar credenciamento pelo e-mail imp@cpb.org.br.

Nesta quarta-feira, 20, partir das 8h (de Brasília), começam as disputas no CT Paralímpico. Neste ano serão ofertadas 12 modalidades: atletismo, basquete em cadeira de rodas (formato 3×3), bocha, futebol de 5 (para cegos), futebol de 7 (para paralisados cerebrais), goalball, judô, natação, parabadminton, tênis de mesa, tênis em cadeira de rodas e vôlei sentado. A faixa etária contemplada para as disputas é de 12 a 17 anos.

“Grande parte do sucesso que o Brasil obteve nas grandes competições internacionais nos últimos anos, e na temporada atual, possuem o DNA das Paralimpíadas Escolares. Se o Brasil quiser se manter entre os 10 maiores medalhistas do mundo nos próximos ciclos, o caminho é fomentar a prática da  atividade esportiva nas milhares de escolas do Brasil”, disse o segundo vice-presidente do CPB, Ivaldo Brandão.

“Deficiência é só uma característica, não é um problema. Guardem isso no coração. Acreditar nas pessoas com deficiência, na sua qualidade, é fazer um Brasil mais justo, melhor e de todos. São Paulo é de vocês, atletas das Paralimpíadas Escolares. Vão ser dias de muitas competições, em que todos serão campeões. São Paulo recebe vocês de braços abertos”, comentou a secretária Célia Leão.  

“A energia que a gente sente quando entra no ambiente das Paralimpíadas Escolares é incrível. Vocês são verdadeiros heróis do nosso esporte. Nós, gestores esportivos, só existimos por causa de vocês. Vocês nos fazem crescer a cada dia” discursou o Secretário Especial do Esporte, General Décio Brasil.

“Eu comecei nas Paralimpíadas Escolares, em 2013, representando a Paraíba e hoje represento o Brasil”, disse o velocista e recordista mundial Petrúcio Ferreira.

“Aproveitem o evento. É uma competição, mas acima de tudo divirtam-se! Eu já fiz a minha parte e agora é com vocês!”, disse a medalhista parapan-americana Verônica Hipólito.

Um dos pontos altos da cerimônia foi a premiação do concurso cultural das Paralimpíadas Escolares. Os participantes do evento foram convidados a enviar ilustrações alusivas aos atletas paralímpicos feitas por elas próprias. Os 13 trabalhos mais bem avaliados foram premiados com brindes do Comitê Paralímpico Brasileiro. 

Estiveram presentes no evento a primeira vice-presidente do Comitê Paralímpico Brasileira, Naíse Pedrosa; o segundo vice-presidente do CPB, Ivaldo Brandão; o Secretário Especial do Esporte do Governo Federal,  General Décio Brasil;  Secretário Nacional do Esporte de Alto Rendimento, Emanuel Rêgo; Secretária de Estado dos Direitos das Pessoa com Deficiência, Célia Leão; Secretário municipal da pessoa com deficiência, Cid Torquato, o presidente da SPTuris, Osvaldo Arvate Jr; secretário-executivo da secretaria de Estado de Esporte de São Paulo, Marco Aurélio Pegolo dos Santos, o Chui; secretário Estadual de Esporte e Lazer do Rio Grande do Sul, João Derly.

Talentos do paradesporto brasileiro já passaram pelas Escolares, como os velocistas Alan Fonteles, ouro em Londres 2012, Verônica Hipólito, prata no Rio 2016, e Petrúcio Ferreira, recordista mundial nos 100m (classe T47); o nadador Talisson Glock, prata no Rio 2016; o jogador de goalball Leomon Moreno, prata no Jogos de Londres e bronze no Rio 2016; a mesa-tenista Bruna Alexandre, bronze no Rio 2016, entre outros.
 
Patrocínios
As Paralimpíadas Escolares têm patrocínio das Loterias Caixa.
 
As Paralimpíadas Escolares contam com o apoio da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência e da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida de São Paulo. 
 
Serviço
Data: 20 a 22 de novembro
Cidade: São Paulo (SP)
Local: CT Paralímpico Brasileiro, em São Paulo – Rodovia dos Imigrantes, km 11,5 (ao lado do São Paulo Expo)
 
Programação*  
Paralimpíadas Escolares 2019
Quarta-feira (20/11) – 8h30 às 12h e 14h às 18h
Quinta-feira (21/11) – 8h30 às 12h e 14h às 18h
Sexta-feira (22/11) – 8h30 às 12h e 14h às 18h
*Programação sujeita a alterações
 
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)

PATROCINADORES

  • Toyota
  • Braskem
  • Loterias Caixa

APOIADORES

  • Ajinomoto

PARCEIROS

  • The Adecco Group
  • EY Institute
  • Cambridge
  • Estácio
  • Governo do Estado de São Paulo

FORNECEDORES

  • Max Recovery