Centro de Treinamento
Paralímpico Brasileiro

Rodovia dos Imigrantes KM 11,5
Vila Guarani – São Paulo
CEP 04329-000

Telefone:
(11) 4710-4000

Horário de atendimento:
9h às 18h de segunda a sexta.

Bruno Carra supera recorde brasileiro em 7kg no primeiro dia do Circuito

Na abertura do halterofilismo na última etapa do Circuito Loterias Caixa, Bruno Carra (AESA-ITU/SP) impressionou. O atleta de Salto (SP) superou o antigo recorde brasileiro da categoria até 65kg em 7kg e garantiu mais uma medalha de ouro no currículo. A marca anterior, de 170kg, já era dele.  

Bruno, que tem nanismo, abriu os trabalhos suspendendo 165kg. Na segunda tentativa, levantou 171kg e, na última, ousou e foi a 177kg. “Estou me preparando para o Mundial e estava esperando isso acontecer”, disse.  

O atleta defenderá as cores do Brasil ao lado de outros 16 halterofilistas no Mundial da modalidade, que ocorrerá de 2 a 8 de dezembro, na Cidade do México. A competição era para ter sido realizada no início de outubro, mas, por causa dos terremotos no país mexicano, foi adiada para o fim do ano. “O adiamento me atrapalhou um pouco, o corpo está mais desgastado, mas vou pra brigar para ficar entre os três primeiros “, ressaltou. Completaram o pódio da categoria Luciano Bezerra (CDDU/MG), com 151kg, e José Mendes (SADEF/RN), com 139kg. 

Na sessão da manhã, foi Mariana D’ Andrea quem se destacou. Nas últimas seis competições de halterofilismo que disputou, a paulista de Itu conseguiu bater o recorde brasileiro e júnior de sua categoria (até 61kg). Hoje, a atleta de apenas 19 anos levantou 111kg em sua última tentativa e superou em 1kg a marca anterior, que a pertencia. O resultado valeu o ouro na competição.

“Faz parte do planejamento com meu técnico [Valdecir Lopes] sempre ir batendo o recorde aos poucos, de um em um quilo. Assim, consigo fazer o movimento sem erros e sem queimar”.  A halterofilista, que nasceu com nanismo, também faz parte da lista de convocados para o Mundial da modalidade.  Como tem 19 anos, ela competirá tanto na categoria júnior (até 20 anos) quanto na adulta. “Na júnior, vou para buscar medalha. Já na adulta, darei o meu sangue para tentar subir ao pódio”, afirma a atleta da AESA/ITU/SP.   

As disputas de halterofilismo do Circuito Loterias Caixa continuam até domingo, 29. No total, 94 atletas buscam medalhas nesta última etapa da competição. 

Outros resultados do dia (27/10) 
Até 41kg e até 55kg fem. (unificada)
1ª – Renê Belcássia (SADEF/RN): 86kg
2ª – Lara Aparecida (CDDU/MG): 65kg
3ª – Camila Pilares (CDDU/MG): 67kg

Até 67kg fem.
1ª –  Terezinha Mulato (SADEF/RN): 75kg
2ª – Ângela Faria (CDDU/MG): 72kg 
3ª – Viviane de Almeida (CFB/DF): 61kg 

Até 49kg mas. 
1º – Eduardo Dantas (ADEFA/AM): 120kg
2º –  Josenildo Alexandre (SADEF/RN): 110kg 
3º – Lucas Manoel (FEPAM/AM): 95kg

Até 54kg mas.
1º – João Maria França Júnior (SADEF/RN): 142kg 
2º – Dorival de Jesus (AEA/PR): 118kg 
3º – Ailton Clemente (SADEF/RN): 115kg 

Até 59kg mas. 
1º – Marcos Rogerio (APNH/SP): 125kg 
2º – Alexandre Pereira (ANDEF/RJ): 125kg 
3º – Carlos Antônio Cassim (CDDU/MG): 97kg 
   
O Circuito
O Circuito Caixa Loterias é organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro e patrocinado pelas Loterias Caixa. Este é o mais importante evento paralímpico nacional de atletismo, halterofilismo e natação. Composto por quatro fases regionais e três nacionais, tem como objetivo desenvolver as práticas desportivas em todos os municípios e estados brasileiros, além de melhorar o nível técnico das modalidades e dar oportunidades para atletas de elite e novos valores do esporte paralímpico do país.

Patrocínio
O halterofilismo tem patrocínio das Loterias Caixa.

Imprensa
Os profissionais de imprensa interessados em cobrir o Circuito Loterias Caixa de Atletismo, Halterofilismo e Natação não precisam de credenciamento prévio. Basta dirigir-se à sala de imprensa do Centro de Treinamento Paralímpico para identificação. 

Serviço  – III Etapa Nacional do Circuito Loterias Caixa de Atletismo, Natação e Halterofilismo Data: 27 a 29 de outubro
Horários: 

Sexta (27/10) – 9h às 12h e 15h30 às 18h (dia apenas com halterofilismo) 
Sábado (28/10) – 8h às 12h e 14h às 18h 
Domingo (29/10) – 8h às 12h
Local: Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro – Rodovia dos Imigrantes, Km 11,5 – ao lado do São Paulo Expo, São Paulo (SP)   

Assessoria de comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)

PATROCINADORES

  • Toyota
  • Braskem
  • Loterias Caixa

APOIADORES

  • Ajinomoto

PARCEIROS

  • The Adecco Group
  • EY Institute
  • Cambridge
  • Estácio
  • Governo do Estado de São Paulo

FORNECEDORES

  • Max Recovery