Centro de Treinamento
Paralímpico Brasileiro

Rodovia dos Imigrantes KM 11,5
Vila Guarani – São Paulo
CEP 04329-000

Telefone:
(11) 4710-4000

Horário de atendimento:
9h às 18h de segunda a sexta.

CPB promove competição de halterofilismo para atletas com deficiência visual

No domingo, 29, último dia da terceira etapa nacional do Circuito Loterias Caixa, no CT Paralímpico, em São Paulo, foi realizada a Copa Brasil de Powerlifting, como é chamado o halterofilismo para pessoas com deficiência visual. O evento anual é promovido pela Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais (CBDV) em parceria com o Comitê Paralímpico Brasileiro. Na competição do final de semana, havia 17 atletas de quatro Estados, 15 no masculino e duas no feminino.

Até 2015, a modalidade era chamada de powerlifting, que em tradução livre do inglês significa levantamento de peso. À época, era constituída por três movimentos: supino, na qual eram praticados os três movimentos: supino, agachamento e terra (de pé). Desde o ano passado, entretanto, a IBSA (Federação Internacional dos Desportos para Cegos, na sigla em inglês) optou por investir somente no supino, tal qual o halterofilismo paralímpico

Um dos vencedores do domingo, foi o paulista Ricardo Oliveira (ACDEV/PR), que conquistou a medalha de ouro ao levantar 145kg na categoria pesado (acima de 80kg). Ele perdeu a visão devido a uma retinose pigmentar, aos 25 anos de idade, e está no esporte desde 2007. “Importante este investimento na modalidade, é mais uma oportunidade para os deficientes visuais, a tendência agora é de crescimento”. No entanto, a deficiência visual não está no programa dos Jogos Paralímpicos dentro do halterofilismo.

Atualmente, a modalidade inclui anões e atletas com comprometimento nos membros inferiores. Existe a expectativa que os deficientes visuais sejam incluídos no programa dos Jogos de 2024, em Paris, no halterofilismo.

 

Resultados:

Categoria Feminina

1º. Isabel Cristina Ferreira – APUV/MG – 35kg

2º. Sônia Velasco – IRM /PR – 25kg

Categoria Masculina – Leve (até 80kg)

1º. Jonathan Bezerra – ACDEV/PR – 120kg

2º. Renaldo Souza – ONG FORÇA no Pé/SP –90kg

3º. Juliano Douglas de Andrade – ACDEV/PR – 65kg

Categoria Masculina – Pesado (mais de 80kg)

1º. Ricardo Oliveira – ACDEV/PR – 145kg

2º. Dernival dos Santos  – FEPAM/AM  – 135kg

3º. Noilson Ornelas Penha – ONG Força no Pé/SP – 120kg

PATROCINADORES

  • Toyota
  • Braskem
  • Loterias Caixa

APOIADORES

  • Ajinomoto

PARCEIROS

  • The Adecco Group
  • EY Institute
  • Cambridge
  • Estácio
  • Governo do Estado de São Paulo

FORNECEDORES

  • Max Recovery