Os primeiros Jogos Paralímpicos de Inverno realizaram-se em 1976 em Örnsköldsvik, na Suécia. Atualmente, o programa dos Jogos Paralímpicos de Inverno contempla as modalidades disputadas na neve (esqui alpino, esqui cross-country, biatlo e snowboard) e os esportes de gelo (para hóquei no gelo e curling em cadeira de rodas).
A primeira participação do Brasil em Jogos Paralímpicos de Inverno foi em Sochi, na Rússia, em 2014. Na ocasião, o país foi representado por apenas dois atletas, André Cintra, no snowboard, e Fernando Aranha, no esqui cross-country.
Os Jogos de PyeongChang 2018 foram marcados pela primeira participação feminina brasileira, com a presença de Aline Rocha, e o melhor resultado do Brasil em Jogos de Inverno. Até o momento, o melhor resultado brasileiro em Jogos de Inverno foi o sexto lugar de Cristian Ribera na prova de 15km no esqui cross-country em PyeongChang 2018.
Nos Jogos de Pequim 2022 o Brasil fez a terceira participação no evento e contou com o maior número de atletas da história: seis. O país foi representado em duas modalidades: esqui cross-country e snowboard.
A capital chinesa, Pequim, foi a primeira cidade a sediar Jogos Paralímpicos de Verão e Inverno na história.
Porta-bandeiras do Brasil em Jogos Paralímpicos de Inverno
Pequim 2022
Abertura: Cristian Ribera e Aline Rocha
Encerramento: André Barbieri
Pyeongchang 2018
Abertura: Cristian Ribera
Encerramento: Aline Rocha
Sochi 2014
Abertura: André Cintra
Encerramento: Fernando Aranha