Centro de Treinamento
Paralímpico Brasileiro

Rodovia dos Imigrantes KM 11,5
Vila Guarani – São Paulo
CEP 04329-000

Telefone:
(11) 4710-4000

Horário de atendimento:
9h às 18h de segunda a sexta.

Wanna Brito encerra ano com dois recordes das Américas em 48h no Brasileiro Loterias Caixa de atletismo

Wanna Brito mostra seu recorde no lançamento de club | Foto: Edu Viana/CPB

*Matéria atualizada às 16h35

A amapaense Wanna Brito bateu seu segundo recorde das Américas no segundo dia do Campeonato Brasileiro Loterias Caixa de atletismo, no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo. Na manhã deste sábado, 7, a atleta fez o lançamento de club, da classe F32 (paralisadas cerebrais), em 28,03m. Com isso, superou sua própria marca de 27,89m alcançada em abril deste ano, também na capital paulista. 

O Brasileiro de atletismo começou nessa sexta-feira, 6, e acontece simultaneamente aos de natação e halterofilismo, no CT Paralímpico, até domingo, 8. Além deles, o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) ainda realiza o de tiro esportivo, nas mesmas datas, no Clube Militar de Tiro Esportivo do Rio de Janeiro. Juntas, as quatro competições reúnem 1.197 atletas, dos quais nove foram campeões paralímpicos nos Jogos de Paris 2024 e outros 37 também subiram ao pódio na capital francesa. 

O resultado de Wanna neste sábado garantiu a segunda medalha de ouro da amapaense no Campeonato Brasileiro Loterias Caixa de atletismo 2024. Na abertura do evento, na sexta-feira, ela já havia estabelecido outro recorde das Américas na competição. Na sua prova favorita, o arremesso de peso, a atleta registrou a distância de 7,96m – quatro centímetros a menos do que o recorde mundial. A melhor marca do planeta pertence à ucraniana Anastasiia Moskalenko, que fez um arremesso de 8m nos Jogos Paralímpicos de Paris. À oportunidade, Wanna foi medalhista de prata com a distância de 7,89m.

“Eu queria muito terminar o ano desse jeito. Em Paris, infelizmente, não consegui a medalha no lançamento de club [ficou em quinto lugar, com 23,47m], mas tudo foi um grande aprendizado. É uma prova que tem muitas variações. Às vezes, faço 23m, 25m…Hoje, graças a Deus, saiu essa marca de 28,03m, a minha melhor da vida em uma competição, e posso encerrar o ano com dois recordes das Américas no Campeonato Brasileiro”, analisou Wanna, representante do clube AAEPED, do Amapá, e que não compete mais nesta temporada. A amapaense teve diagnosticada paralisia cerebral no momento do parto. 

Assim como no arremesso de peso, Wanna dividiu o pódio do lançamento de club no Brasileiro com a paulista  Giovanna Boscolo, bronze nesta prova nos Jogos de Paris com a marca de 26,01m. Neste sábado, a representante do IEMA-SP fez 24,51m e ficou com a prata. À tarde, o também amapaense Sandro Hirochi, da classe F40 (baixa estatura) e representante da AAEPED, registrou o recorde das Américas no lançamento de disco, com a distância de 20,71m. A antiga marca continental pertencia ao norte-americano Ben Foos: 19,46m, feitos em Portugal, no mês de novembro de 2022.

O Brasileiro de atletismo se encerra neste domingo, com 737 esportistas inscritos nas provas de pista e campo nos três dias de evento. Além das competições, o CPB realizou a 2ª edição do Festival Paralímpico Loterias Caixa neste sábado. Mais de 18 mil crianças e jovens experimentaram modalidades adaptadas de maneira lúdica em 110 cidades do país.

Ainda neste ano, o Comitê apresentará o Prêmio Paralímpicos, no qual destaca os principais nomes do paradesporto em 2024. O evento acontecerá no dia 12 de dezembro, no Tokyo Marine Hall, em São Paulo.

Serviço
Campeonato Brasileiro Loterias Caixa

Datas: até 8 de dezembro, a partir das 8h

Atletismo, halterofilismo e natação
Local: 
Centro de Treinamento Paralímpico
Endereço: Rodovia dos Imigrantes km 11,5, Vila Guarani – São Paulo/SP – CEP 04.329-000.

Tiro esportivo
Local:
 Centro Militar de Tiro Esportivo de Deodoro.
Endereço: Av. Brasil, 27195 – Vila Militar, Zona Oeste, Rio de Janeiro.

Patrocínio
As Loterias Caixa e a Braskem são as patrocinadoras oficiais do atletismo.

Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível
A atleta Wanna Brito é integrante do Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível, programa de patrocínio individual da Loterias Caixa que beneficia 114 atletas.

Time São Paulo
A atleta Giovanna Boscolo é integrante do Time São Paulo, parceria entre o CPB e a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo, que beneficia 149 atletas.

Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)

PATROCINADORES

  • Toyota
  • Braskem
  • Loterias Caixa

APOIADORES

  • Ajinomoto

PARCEIROS

  • The Adecco Group
  • EY Institute
  • Cambridge
  • Estácio
  • Governo do Estado de São Paulo

FORNECEDORES

  • Max Recovery