A velocista paulista Verônica Hipólito conquistou a primeira medalha para o Brasil no Grand Prix de atletismo de Dubai nesta terça-feira, 13. O evento é o primeiro campeonato paralímpico internacional de 2024 com representantes do país.
A competição, que conta com 537 atletas de 71 países, tinha como data inicial esta segunda-feira, 12. Porém, devido às fortes chuvas nos Emirados Árabes Unidos, as provas tiveram início somente nesta terça-feira. O Grand Prix se encerra na próxima quinta-feira, 15.
A atleta da classe T36 (paralisados cerebrais) completou a prova dos 200m em 32s19, e ficou atrás somente da alemã Nicole Nicoleitzik, que ficou com o segundo lugar com o tempo de 31s94, e da holandesa Cheyenne Bouthoom, que levou a medalha de ouro com 30s96.
Ainda nesta terça-feira, o acreano Edson Cavalcante foi outro brasileiro a estrear na competição. Na prova dos 400m pela agora classe T37 (também para paralisados cerebrais), terminou na sexta colocação, com 59s13. O vencedor da disputa foi o ucraniano Yaroslav Okapinskyi, que completou em 54s09.
O Brasil conta no total com cinco atletas brasileiros em Dubai. Dentre os convocados para a competição, que acontece até quinta-feira, 15, está também o paulista André Rocha, bronze no lançamento de disco da classe F53 (cadeirantes) no Mundial de atletismo de Paris 2023.
CONFIRA A LISTA DOS CONVOCADOS
A temporada internacional de 2024 do atletismo paralímpico terá entre seus destaques a realização do Mundial de Kobe, no Japão, de 17 a 25 de maio, além dos Jogos Paralímpicos de Paris, de 28 de agosto a 8 de setembro.
Patrocínio
As Loterias Caixa e a Braskem são as patrocinadoras oficiais do atletismo.
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)