Centro de Treinamento
Paralímpico Brasileiro

Rodovia dos Imigrantes KM 11,5
Vila Guarani – São Paulo
CEP 04329-000

Telefone:
(11) 4710-4000

Horário de atendimento:
9h às 18h de segunda a sexta.

Velocista Alan Fonteles participa do Desafio Mano a Mano, no Rio de Janeiro

A leve chuva que caiu no Rio de Janeiro não assustou e o público compareceu em peso na Quinta da Boa Vista neste domingo, dia 5, para ver o Desafio Mano a Mano. O evento é conhecido por convidar os atletas mais rápidos do mundo para disputas de 100m em provas olímpicas e paralímpicas. Após passar pela praia de Copacabana (2013 e 2014) e pelo Jockey Club Brasileiro (2015), o evento “desembarcou” na Quinta da Boa Vista, numa pista montada sobre a água.

Na decisão paralímpica, o sul-africano Arnu Fourie levou a melhor na 4ª edição do Mano a Mano. O americano Richard Browne, campeão mundial dos 200m, T44, lesionou o músculo posterior da coxa esquerda e não completou a prova. O segundo lugar ficou com o grego Michail Seitis. O atleta da Seleção Brasileira Alan Fonteles, medalha de ouro nos 200m nos Jogos de Londres 2012, ficou com o terceira colocação. Alan explicou que foi prejudicado pela queda do americano. A disputa reuniu atletas da classe T43/T44.

“Esperava um tempo melhor. A queda do Richard acabou com a minha corrida toda. Estava na fase de aceleração. Na cabeça já fica aquela coisa, pista molhada, medo de escorregar. Quando ele caiu, na minha cabeça era eu que estava escorregando, já que estava do meu lado. Tive que desviar um pouco, pois fiquei com medo de pisar nele se desse a próxima passada. Nos meus treinos, venho fazendo tempos bem abaixo da marca de hoje (12s04), mas infelizmente hoje não foi o dia. A preparação continua para a Paralímpiada. Tenho certeza que estou focando para chegar bem nos Jogos”.

O sul-africano Arnu Fourie terminou a prova em 11s18. Michail Seitis fechou com o tempo de 11s28.  O americano Richard Browne sentiu o músculo posterior da coxa esquerda ainda no aquecimento. Ele chegou a ser retirado de maca antes da prova, mas mostrando muita coragem e bravura, voltou para a pista e tentou correr os 100m.

“Eu ouvi que o Richard caiu na prova, mas eu tava muito focado na minha corrida. Ele caiu perto do Alan e isso não foi bom. Realmente 12.04 não é o tempo que o Alan costuma fazer. Teria sido bom se os dois tivessem corrido melhor porque a prova teria sido mais rápida. Se você me perguntar se eu esperava ganhar, sim, eu esperava. Cada prova você entra pra ganhar”, declarou Arnu.

Na disputa masculina (atletas olímpicos), o americano Justin Gatlin, um dos homens mais rápidos do planeta, confirmou seu favoritismo com o tempo de 10s19. Na disputa feminina, a vitória foi brasileira, com Rosângela dos Santos (11s23) superando a campeã olímpica e mundial Carmelita Jeter (11s36).

Resultados Mano a Mano 2016
Paralímpico
1 – Arnu Fourie – AFS – 11’18
2 – Michail Seitis – GRE – 11’28
3 – Alan Fonteles – BRA – 12’04
4 – Richard Browne

Olímpico Masculino
1 – Justin Gatlin – EUA – 10’19
2- Richard Thompson – TTO – 10’29
3 – Vitor Hugo – BRA – 10’42
4 – José Carlos – BRA – 10’60

Olímpico Feminino 
1 – Rosângela dos Santos – BRA – 11’23
2- Carmelita Jeter – EUA – 11’36
3 – Kauiza Moreira – BRA – 11’64
4 – Cleo Van Buren – EUA – 11’65

Assessoria de imprensa do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)
Rafael Maranhão
Ivo Felipe
Nádia Medeiros
Rafael Moura
Thiago Rizerio
Ronaldo Rodigheri
Elder Barros (estagiário)
Maria Louiza Oliveira (estagiária)

PATROCINADORES

  • Toyota
  • Braskem
  • Loterias Caixa

APOIADORES

  • Ajinomoto

PARCEIROS

  • The Adecco Group
  • EY Institute
  • Cambridge
  • Estácio
  • Governo do Estado de São Paulo

FORNECEDORES

  • Max Recovery