Centro de Treinamento
Paralímpico Brasileiro

Rodovia dos Imigrantes KM 11,5
Vila Guarani – São Paulo
CEP 04329-000

Telefone:
(11) 4710-4000

Horário de atendimento:
9h às 18h de segunda a sexta.

UNIACE-DF faz dobradinha no Regional Centro-Norte de Goalball

Equipe candanga faturou dois ouros no no Regional

A UNIACE-DF não deu chances para os adversários e conquistou o título do Regional Centro-Norte de Goalball nas categorias masculina e feminina. A dobradinha dos brasilienses aconteceu na manhã do domingo.17, no ginásio da Universidade do Estado do Pará, em Belém. O último dia de competições contou com a presença do governador Simão Jatene.

Na final feminina, a UNIACE-DF encarou nada menos que a pentacampeã regional e terceira colocada brasileira. Uma tarefa que parecia ser árdua para o time do Distrito Federal. Mas o excelente rendimento da equipe ao longo da competição, com vitórias arrasadoras, mostrara que as jogadoras estavam empenhadas em serem as novas detentoras do título. Durante o jogo foi uma equipe compacta na defesa e perigosa nos arremessos. Qualidades suficientes para vencer a AMC-MT por 10 x 1 e chegar ao topo do pódio.

A disputa do título no masculino teve a UNIACE-DF, em busca do tetracampeonato, contra a UEEJAA-PA, que contava com o apoio da torcida local. O jogo até que começou equilibrado e o público vibrava a cada jogada dos paraenses. No entanto, as bolas arremessadas por Leandro e André encontraram os espaços na defesa e os dois brilharam novamente. A vantagem no placar só aumentava, e a equipe conseguiu fechar o jogo em 14 x 4.

Os jogos do terceiro lugar reservaram fortes emoções. Logo na primeira partida, pela categoria feminina, uma partida equilibrada entre UEEJAA-PA x ISMAC-MS. As duas equipes pouco erraram e o placar se manteve igual em boa parte do jogo. Foi então que surgiu Amanda. A ala direita desequilibrou a favor das paraenses e o time da casa conseguiu vencer o jogo por 5 x 3, com quatro gols da camisa 4.

Na peleja masculina os corações bateram ainda mais forte. As equipes não conseguiam abrir grandes vantagens. No segundo tempo, a ABDV-DF chegou a ficar três gols a frente – a maior diferença em todo o jogo – e esteve perto da medalha de bronze e da última vaga para a Copa Loterias CAIXA de Goalball. E quando tudo parecia resolvido o ICEMAT-MT encontrou forças para chegar ao empate. O jogo foi para o Gol de Ouro e, mesmo lesionado, Tiago conseguiu marcar e decretar a vitória de 8 x 7 para os mato-grossenses.

As atuações brilhantes de Jéssica Vitorino lhe renderam o prêmio de artilheira da competição. A jogadora da seleção brasileira foi a goleadora do evento com 36 gols e foi premiada pelo governador Simão Jatene, que também premiou o artilheiro da categoria masculina, Tiago, do ICEMAT-MT. O ala direita balançou as redes adversárias 51 vezes, importantes para a equipe chegar ao terceiro lugar regional e garantir um lugar no Brasileiro da modalidade.

Após a competição o governador Simão Jatene agradeceu a todos os envolvidos na realização do evento e, em especial, aos atletas, que segundo ele, são verdadeiros campeões.

“Antes de tudo eu quero agradecer a cada uma dessas pessoas que contribuíram para que este evento se realizasse. Um evento desse só possível de se realizar através do trabalho de muitas mãos. Então agradecer a cada uma das pessoas, professores, técnicos, familiares. Enfim, eu hoje já sou careca de barba branca, mas já tive a idade de vocês, então imagino o quanto foi de expectativa para chegar até aqui. Se vai conseguir ou não vai conseguir a passagem, a ideia de que o Pará é muito distante, Belém é muito longe. E vocês superaram todas essas barreiras. Então quero agradecer a todos, em especial aos campeões, mas eu confesso cá para mim; quem colocou esse uniforme já é campeão, pode ter certeza disso. Independentemente de qualquer resultado só de vestir esse uniforme já o torna campeão”, disse o governador Simão Jatene, empolgando os atletas e público presentes no ginásio.

O Regional Centro-Norte de Goalball foi uma realização da CBDV, com o apoio do Governo do Pará, do NAC e do Comitê Paralímpico Brasileiro. A competição teve a participação de 110 atletas de 17 equipes, vindas dos Estados do Amazonas, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, mais o Distrito Federal. Foram 45 jogos disputados entre os dias 14 e 17 de abril.

Com informações da Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais (CBDV)

Assessoria de imprensa do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)
Rafael Maranhão
Ivo Felipe
Nádia Medeiros
Rafael Moura
Thiago Rizerio
Elder Barros (estagiário)
Maria Louiza Oliveira (estagiária)

PATROCINADORES

  • Toyota
  • Braskem
  • Loterias Caixa

APOIADORES

  • Ajinomoto

PARCEIROS

  • The Adecco Group
  • EY Institute
  • Cambridge
  • Estácio
  • Governo do Estado de São Paulo

FORNECEDORES

  • Max Recovery