O Parapan-Americano Universitário acontece no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo até a próximo sexta-feira, 27. As disputas do atletismo já se encerraram e um dos destaques foi a velocista Thalita Simplício que ganhou três medalhas de ouro pela classe T11. Nesta terça-feira, 24, começaram as disputadas da natação e do tênis de mesa. Simultaneamente, acontece o Pan Americano Universitário, também nas dependências do CT Paralímpico.
Thalita Simplício faturou a medalha dourada nas seguintes provas: 400m com o tempo de 1min01, 200m com a marca de 25s44 e 100m, que correu em 12s39. “Achei uma ideia muito boa juntar atletas olímpicos e paralímpicos em uma mesma competição. Foi uma experiência fantástica e espero participar das próximas edições“, comentou a atleta que é estudante de fisioterapia.
Natural de Natal, no Rio Grande do Norte, Thalita, 20, nasceu com baixa visão devido a um glaucoma congênito. Quando ela tinha 12 anos, ficou completamente cega e, em 2012, ingressou no atletismo. Nos Jogos Paralímpicos Rio 2016, ela conquistou a medalha de prata no revezamento 4x100m (T11-T13), ao lado de Terezinha Guilhermina, Lorena Spoladore e Alice Correa.
Em 2018, Thalita integrou a Seleção Brasileira no Grand Prix Internacional de atletismo do Comitê Paralímpico Internacional (IPC, em inglês). Na etapa de Paris, a velocista ganhou a medalha de ouro nos 200m (25s55). Nesta mesma prova, ela também faturou o ouro, com o tempo de 25s75, na etapa de Berlim, além de conquistar a prata nos 400m (58s83).
Entre os participantes no atletismo também esteve Ádria Santos, da classe T11, maior medalhista paralímpica brasileira, 13 no total.
Esta é a primeira edição do Parapan-Americano Universitário, no qual estão inscritos 109 atletas paralímpicos de quatro países: Brasil, Chile, Uruguai e Argentina. A competição contempla três modalidades: atletismo, natação e tênis de mesa.
Time São Paulo
As atletas Terezinha Guilhermina e Lorena Spoladore são integrantes do Time São Paulo, parceria entre o CPB e a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo que beneficia 63 atletas e seis atletas-guia de dez modalidades.
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)