O Camping Escolar Paralímpico chega a sua terceira edição. Ao todo, foram convocados 117 jovens atletas de 21 estados mais do Distrito Federal para a primeira etapa do projeto em 2020. Eles ficarão no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, de 28 de janeiro a 5 de fevereiro, para vivenciar a rotina de um atleta de alto rendimento.
O Camping é um projeto do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), lançado em 2018, com o objetivo de proporcionar a atletas em idade escolar uma imersão no esporte, de forma que vivenciem a rotina de um competidor de alto rendimento. Durante a estadia, os jovens passam por testes e avaliações, treinos especializados para melhorar sua performance, além de palestras com profissionais do CPB.
“O projeto nos traz resultados muito positivos. Nós beneficiamos todas as confederações e instituições que estão envolvidas nas Paralimpíadas Escolares. Muitos atletas já estão participando de Seleções de base, como na natação e no goalball, que levou nossos atletas para o Mundial de Jovens da modalidade. O projeto está no caminho certo, pois existe um trabalho de renovação das modalidades que ganha força com o Camping Escolar”, comentou Ramon Pereira, coordenador do Desporto Escolar do CPB.
LEIA MAIS
Lista de convocados para Mundial de Jovens de Goalball da IBSA é divulgada
Atletas e técnicos exaltam rotina no encerramento do Camping Escolar 2019
Na primeira edição do Camping, houve treinamento apenas de atletismo e natação e foram atendidas 34 crianças. Já em 2019, o projeto passou a contemplar todas as modalidades das Paralimpíadas Escolares: basquete em cadeira de rodas, bocha, futebol de 5, futebol de 7, goalball, judô, tênis de mesa, tênis em cadeira de rodas e vôlei sentado, assim foram reunidos 98 atletas. Este ano, a novidade é o parabadminton, que estreou na última edição das Escolares.
Os participantes foram selecionados nas Paralimpíadas Escolares 2019 e realizam dois encontros no CT Paralímpico, um em janeiro e o outro em junho. A próxima etapa desta edição será de 23 de junho a 1º de julho.
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)