Centro de Treinamento
Paralímpico Brasileiro

Rodovia dos Imigrantes KM 11,5
Vila Guarani – São Paulo
CEP 04329-000

Telefone:
(11) 4710-4000

Horário de atendimento:
9h às 18h de segunda a sexta.

Sósia de Dirceu Pinto, Edmundo Felipe quer ouro na bocha no Parapan

Edmundo Felipe durante os treinos.

O Brasil tem grandes jogadores de bocha e, desde 2008, figura com algum atleta nos pódios dos Jogos Paralímpicos. Um dos principais nomes é Dirceu Pinto, da classe BC4. O paulista é bicampeão paralímpico, em 2008 e 2012, e ainda faturou uma prata nos Jogos do Rio 2016. O atleta com certeza é referência no esporte e tem até um “sósia” nas categorias juvenis: Edmundo Felipe, atleta de Natal (RN) integrante da Seleção que representa o Brasil nos Jogos Parapan-Americanos de Jovens São Paulo 2017.

O jovem de 19 anos participa pela primeira vez de um evento internacional e quer aproveitar a chance para brilhar. Apesar da ansiedade, Edmundo conta como pretende contornar o nervosismo de uma estreia em competições com atletas de outros países.

“Estou ansioso por não conhecer ainda os meus adversários. Então cada jogo será um mistério. Espero jogos difíceis e bem disputados porque aqui estão os melhores jogadores da América na minha idade, mas a gente treinou forte e vamos em busca da medalha”, contou.

Apelidado de “Dirceuzinho” pelos colegas de clube pela forma que arremessa as bolas na partida – muito parecidas com o bicampeão paralímpico -, o potiguar não reclama do apelido. “Eu adoro ser chamado de Dirceuzinho. Assim fico mais motivado para treinar e a me parecer com ele nos títulos também”, diz.

E com planos para se tornar um nome internacional, Edmundo espera jogar as melhores partidas da carreira na próxima semana, em São Paulo. Apesar do pouco conhecimento sobre os adversários, contou que faz treinos variados para não ser pego de surpresa na cancha. “Tanto no clube quanto na Seleção, treino me preparando para as mais diversas possibilidades de jogadas. Quanto mais a gente treina, menos a gente depende da sorte”, analisa.

O atleta é um dos 12 convocados para a seleção de bocha dos Jogos. Edmundo sofre com uma distrofia muscular de Duchenne, o que faz o jovem ir perdendo os movimentos musculares gradativamente.

Cerca de 800 atletas, com idade entre 13 e 21 anos, de 20 países, participarão do Parapan de Jovens São Paulo 2017. O programa da competição contará com 12 modalidades: atletismo, bocha, futebol de 5, futebol de 7, goalball, judô, halterofilismo, vôlei sentado, natação, tênis de mesa, basquete em cadeira de rodas e tênis em cadeira de rodas.

Assessoria de imprensa do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)

PATROCINADORES

  • Toyota
  • Braskem
  • Loterias Caixa

APOIADORES

  • Ajinomoto

PARCEIROS

  • The Adecco Group
  • EY Institute
  • Cambridge
  • Estácio
  • Governo do Estado de São Paulo

FORNECEDORES

  • Max Recovery