“O sorteio não foi muito fácil, mas estamos nos preparando dia a dia. Esperamos chegar em um patamar muito bom para estar na final trabalhando jogo a jogo”, comentou Cláudia Oliveira, atleta que disputou os Jogos de Londres-2012.
A atleta brasileira foi quem sorteou as equipes do masculino, que tem no grupo A Brasil, Argélia, Canadá, Alemanha e Suécia. O título de grupo da morte para o Jogos Paralímpicos ficou com o grupo B. Nele estão nada menos do que Finlândia – atual campeã paralímpica –, Estados Unidos, Turquia, China e Lituânia.
“O chaveamento ficou bem interessante, algumas das equipes que batem de frente com a gente ficaram no grupo contrário ao nosso, mas nós não podemos perder o foco e achar que já estamos classificados. Precisamos manter o treinamento e não perder o foco para chegarmos até o ouro”, avaliou Leomon Moreno, artilheiro do último mundial, realizado em 2014 na casa dos finlandeses.
Os melhores estarão no Rio até a próxima segunda
As partidas do evento-teste começam serão nos dias 4 e 5 de maio. O Aquece Rio terá quatro seleções: Brasil, Estados Unidos, Finlândia e Lituânia, os melhores países posicionados no Ranking Mundial. Todas as equipes se enfrentam e as duas primeiras colocadas fazem a final.
No sábado, as seleções sueca e turca já estarão no Rio para disputar com essas quatro o Rio Open Goalball Men’s Tournament, de 7 a 9 de maio. Os dois torneios serão na Arena do Futuro, no Parque Olímpico da Barra da Tijuca.
Com informações da Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais (CBDV)
Assessoria de imprensa do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)
Rafael Maranhão
Ivo Felipe
Nádia Medeiros
Rafael Moura
Thiago Rizerio
Ronaldo Rodigheri
Elder Barros (estagiário)
Maria Louiza Oliveira (estagiária)