As equipes do Sesi-SP faturaram os títulos nacionais masculino e feminino de goalball neste domingo, 13, em duelos realizados no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo. O time paulistana ficou com a medalha de ouro em ambos os gêneros na Copa Loterias Caixa de Goalball em duelos acirrados. No feminino, a vitória veio sobre o IERC-RN, por 2 a 0. Entre os homens, a conquista se deu ante o atual campeão, Santos.
A final masculina contou com transmissão dos canais SporTV. Foi a primeira vez que uma partida entre clubes de goalball foi transmitida na TV brasileira. A transmissão foi fruto do Selo Brasil Paralímpico, parceria institucional entre o Comitê Paralímpico Brasileiro e o Grupo Globo, que prevê, entre outras ações, a exibição de competições de esporte adaptado.
"A gente ficou pensando desde a hora de entrar na quadra como seria. Trouxe até uma ansiedade a mais, mas tentamos deixar isso de fora do jogo. A nossa maior medalha de ouro hoje foi esse 'boom' do goalball, transmitido agora para todo o mundo", disse Leomon Moreno, melhor jogador de goalball do mundo, sobre a transmissão do evento.
Apesar do favoritismo do Santos, time de Leomon, o Sesi-SP dominou as ações desde o princípio. Sempre à frente do placar, sobretudo pela performance de Parazinho, a equipe fez 10 a 4 e vingou-se da derrota na decisão do ano passado.
Parazinho foi o grande destaque da partida, com 7 gols. Seu companheiro de Seleção Brasileira, Leomon Moreno, registrou os quatro tentos da equipe de Santos. "Muito treinamento. Começamos desde o dia 7 de fevereiro deste ano muito forte, e o foco sempre foi o Brasileiro. Colocamos isso na cabeça, foi um trabalho coletivo junto com a comissão técnica. Graças a Deus, meta batida", comemorou o atleta.
Entre as mulheres, o duelo foi ainda mais acirrado. Donas da melhor campanha da competição, as jogadoras do IERC-RN não conseguiram furar a forte defesa do Sesi. Com gols de Gleyse e Monisa, a equipe paulistana fechou o duelo e venceu por 2 a 0.
Sobre a Copa Loterias Caixa
A maior competição de goalball do país conta com a participação de 33 equipes divididas entre as Séries A e B. Ao todo, mais de 300 pessoas, sendo 189 atletas, estão envolvidos no torneio deste ano. Ao longo de cinco dias, serão disputadas 69 partidas. Desde que a CBDV passou a organizar o Brasileiro da modalidade, em 2011, a Apace-PB foi a maior ganhadora entre os homens, com três troféus (2014, 2013 e 2011). Já no torneio feminino, o Sesi-SP lidera a lista de taças, com quatro (2019, 2017, 2016 e 2013).
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)