A série infantil Paramigos Imparáveis, produzida pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), em parceria com a agência XGuides, está em exibição desde o início de setembro no canal de TV por assinatura Gloobinho e no serviço de streaming Globoplay.
A produção, com 26 episódios de cinco minutos cada, vai ao encontro da missão do CPB de incluir a pessoa com deficiência na sociedade em todas as esferas. Ela traz a história de um grupo de amigos, humanos e animais, que se tornam uma grande equipe em razão de suas diferenças, incluindo habilidades e deficiências.
Cada um dos personagens vêm de um bioma diferente do Brasil e as aventuras vividas por eles têm como pano de fundo a defesa do ambiente de vilões gananciosos.
A aventura dos Paramigos imparáveis começa com a descoberta de gemas cósmicas caídas do céu que os transporta para um quartel-general misterioso e que, após uma bela reforma, transformou-se em seu espaço de treinamento e planejamento. O CT – Central dos Terratubos – possui tubos tecnológicos (os Terratubos) capazes de transportá-los para qualquer lugar.
No CT também há uma imponente Pira de Fogo, que escolhe os Paramigos que deverão participar de cada missão. Elas ocorrem em diferentes partes do mundo, todas em cidades que têm alguma relação com o esporte paralímpico.
A exibição de Paramigos Imparáveis no Gloobinho acontece de segunda a sexta às 14h00 e às 18h30, aos sábados às 10h45 e aos domingos às 19h15.
Conheça os Paramigos Imparáveis:
Geeky vem da região dos Pampas e é um aficionado por tecnologia, games, música e esportes. Seu avô inventor transformou sua cadeira de rodas em um equipamento pronto para qualquer aventura. Ele também usa seu Naturavox (um óculos-projetor) para ver que perigos o mundo enfrenta.
Turi é Vizinha de Geeky, é impulsiva e aventureira, com habilidades únicas com um arco e flechas com capacidade um tanto diferentes, inventadas por Geeky.
Zoom é um morcego com deficiência visual que usa sua percepção sonora aguçada para se deslocar na caatinga brasileira.
Guará é um lobo-guará que vive no cerrado. Antes de perder suas patas traseiras em uma armadilha de caçadores, era aficionado por correr; a velocidade está em seu sangue e, por isso, improvisou próteses de madeira.
Nina e Narciso são irmãos de criação que vivem no Pantanal brasileiro. Nina é uma onça vegetariana, o que faz com que seja criticada pelas outras onças do bando, obrigando-a a se afastar do grupo. Encontrou a companhia de Narciso, uma capivara sem muitas ambições e bastante centrada em si mesma.
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)