Entre os dias 14 e 18 de agosto, o Departamento de Ciência do Esporte (DCE) do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) realizou uma série de avaliações em 11 atletas fundistas da Semana de Iniciação e Fomento realizada pela modalidade atletismo.
Essas avaliações buscam identificar parâmetros de intensidade de treinamento individualizadas com utilização de fotocélulas na qual é possível identificar o ritmo adequado de corrida de cada atleta para treinos e competições. Esses equipamentos são dispostos à cada 50m na pista de atletismo dando aos profissionais a medida instantânea do tempo de corrida.
Após a coleta dessas informações, a equipe do DCE confecciona relatórios individualizados enviando aos treinadores e atletas os dados comparativos com as avaliações anteriores.
Mais uma ação do DCE na mesma semana foram as análises biomecânicas nos atletas de arremesso e lançamento. Recentemente, foi iniciado uma série de ações em busca de implementar análises biomecânicas no atletismo com o objetivo de fornecer informações aos atletas e treinadores a respeito dos efeitos das sessões de treino em algumas variáveis biomecânicas relacionadas à modalidade.
Entendendo esses efeitos, os treinadores poderão ajustar as cargas de treinamento de forma mais refinada e assertiva ao longo do período de preparação. Além disso, os próprios atletas poderão observar os respectivos desempenhos, de um outro ponto de vista, durante a sessão de treino.