As Seleções Brasileiras de basquete em cadeira de rodas estão em São Paulo, no Centro de Treinamento Paralímpico, para mais uma semana de treinamento. Esta é a última fase de treinos no Brasil antes do Campeonato Mundial da modalidade, que acontece em Hamburgo, na Alemanha, entre os dias 14 e 26 de agosto.
No grupo C, o time masculino enfrentará as seleções da Turquia, Japão e Itália. Já as meninas, que ficaram em 11º na última edição da competição, em 2014, está no grupo A, junto com Canadá, Espanha, Grã-Bretanha, Austrália e Holanda.
“Os jogos na fase de grupos não serão fáceis. A Turquia foi a quarta colocada nos Jogos do Rio 2016 e nos eliminou nas quartas de final. O Japão está em uma crescente em razão dos investimentos na modalidade com foco em 2020, e Itália tem tradição e uma liga italiana forte”, disse o técnico da Seleção masculina, Tiago Frank.
Nos Jogos do Rio, as duas equipes garantiram as melhores colocações brasileiras no basquete em cadeira de rodas, quinto lugar, no masculino, e sétimo, no feminino. O objetivo desse Mundial é se colocar entre as maiores potências mundiais da modalidade, a exemplo do que foi feito em 2016.
“Esperamos realizar uma boa competição na Alemanha. Todos estão engajados na preparação para o Campeonato Mundial. A dedicação e concentração dos atletas traz um alto nível de energia em cada sessão de treinamento”, completou Tiago.
As equipes embarcam para a Holanda, no dia 4 de agosto, para um período de 10 dias, antes do Mundial, destinado a aclimatação, treinamento e amistosos contra a equipe holandesa.
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)