Centro de Treinamento
Paralímpico Brasileiro

Rodovia dos Imigrantes KM 11,5
Vila Guarani – São Paulo
CEP 04329-000

Telefone:
(11) 4710-4000

Horário de atendimento:
9h às 18h de segunda a sexta.

Seleções Brasileiras masculina e feminina conhecem seus adversários no Mundial de goalball em Portugal

Seleções Brasileiras masculina e feminina conhecem seus adversários no Mundial de goalball em Portugal. | Foto: Ale Cabral/CPB
As Seleções Brasileiras masculina e feminina de goalball conheceram seus adversários no Campeonato Mundial da modalidade, que acontecerá na cidade de Matosinhos, em Portugal, entre os dias 8 e 16 de dezembro. Com 32 equipes, o sorteio realizado na sede do evento, definiu os grupos que se enfrentarão. A Seleção feminina estará no grupo B e a masculina, no grupo C.

A equipe feminina vai enfrentar na fase de grupos as norte-americanas, bicampeãs paralímpicas e maiores ganhadoras de Mundiais. Das dez edições realizadas, elas venceram quatro. Além delas, farão parte da mesma chave Japão, Israel, Austrália, Egito, Grã-Bretanha e Portugal.

Já a Seleção masculina, atual bicampeã mundial, buscará o inédito tri – feito jamais obtido por nenhum país. Eles enfrentarão pelo Grupo C o Canadá, Japão e Turquia que nunca ganharam uma edição do Mundial ou Paralimpíadas, além de Argélia, Alemanha, Portugal e Bélgica.

Em ambos, o sistema de disputas é o mesmo: dois grupos com oito países em cada que se enfrentam entre si em turno único, totalizando sete partidas na fase classificatória. Os quatro melhores de cada lado avançam às quartas de final.

“Teoricamente, o Brasil acabou ficando no grupo mais difícil, com Estados Unidos, Japão e Israel. Precisaremos jogar bem essa primeira parte da competição para nos classificarmos em boa posição na fase eliminatória”, disse o técnico Gabriel Goulart, da Seleção feminina.

Na disputa entre as mulheres, as japonesas jamais foram ao pódio de um Mundial, mas vêm crescendo no cenário internacional e derrotaram justamente as brasileiras na disputa pelo bronze dos Jogos Paralímpicos do ano passado.

“Os grupos ficaram equilibrados, com as forças bem divididas. O que significa que poderemos fazer uma fase classificatória com jogos não tão pesados, mas, por outro lado, a partir das quartas de final, já serão confrontos muito duros rumo ao título”, analisou o técnico Jônatas Castro, comandante do time nacional masculino.
 
Vale lembrar que, o Brasil conquistou ouro no Campeonato das Américas, garantiu o ouro no feminino e prata no masculino na Copa Ancara e foi bronze da Malmö Cup com a Seleção feminina.

Confira os grupos do Mundial de goalball:

Feminino

Grupo A
Turquia
Coreia do Sul
Argélia
Dinamarca
Canadá
França
México
Argentina

Grupo B
Estados Unidos
Japão
Brasil
Israel
Austrália
Egito
Grã-Bretanha
Portugal

Masculino

Grupo C
Brasil
Argélia
Japão
Turquia
Canadá
Alemanha
Portugal
Bélgica

Grupo D
China
Lituânia
Ucrânia
Estados Unidos
Irã
Egito
México
Colômbia

Patrocínios
O goalball é uma modalidade patrocinada pelas Loterias Caixa.

Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)

PATROCINADORES

  • Toyota
  • Braskem
  • Loterias Caixa

APOIADORES

  • Ajinomoto

PARCEIROS

  • The Adecco Group
  • EY Institute
  • Cambridge
  • Estácio
  • Governo do Estado de São Paulo

FORNECEDORES

  • Max Recovery